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As 14 tarefas mais importantes no SEO por ordem de prioridade

Amanda DiSilvestro, marketing and communication manager na Workshops for Warriors, elaborou uma lista com 14 tarefas obrigatórias no SEO para a Search Engine Watch e apresentou-as por ordem de prioridade.

O SEO pode ser imenso por vários motivos. Entre considerações locais, semear o conteúdo certo nos sítios certos e vários factores on-page e off-page, é difícil saber por onde começar, mesmo quando se trata do básico em SEO.

Existem centenas de pequenas medidas que podem melhorar o SEO do seu website, mas aqui encontra algumas das maiores e mais importantes tarefas a executar.

O que torna tudo mais difícil é saber que não se deve começar por qualquer sítio. Se quiser ter mais sucesso, é importante prioritizar as tarefas de SEO de forma correcta.

Apesar deste aspecto não ser sempre debatido, atribuir prioridades às tarefas de SEO é onde muitas vezes as empresas falham. Se concretizar determinadas tarefas fora da ordem, vai perder imenso tempo e usar a maior parte dos recursos para finalmente atingir os seus objectivos.

No pior dos cenários, poderá não atingir os objectivos por ter começado com níveis de conhecimento avançados sem conhecer o básico, e sem mesmo se aperceber disso.

Apesar de não existir uma ordem exacta a seguir, dividir as tarefas comuns de SEO em categorias ajuda bastante, a começar pela maior de todas:

1 – Identifique e elimine conteúdos duplicados

Nada mata mais depressa um website do que problemas de duplicação de conteúdos. A duplicação confunde os bots do Google e mesmo que os leitores tenham de alguma forma chegado ao seu website, os conteúdos duplicados são tomados por SPAM.

2 – Verifique a navegação e os factores UX

Tem de se certificar que o seu website é fácil de navegar e que está coeso, nomeadamente na arquitectura e no design. Se enviar pessoas para um website confuso, para elas será demasiado fácil sair de lá. Certifique-se de que tem um design responsivo.

No passado, esta questão não era prioritária, mas a compatibilidade com os dispositivos móveis é crucial. De acordo com o Google, agora há mais pesquisas via mobile do que em desktop, por isso tem de garantir que o seu website se vê e navega com facilidade num pequeno ecrã. A melhor e mais básica forma de o fazer é através de design responsivo.

SEO

Dimensões dos diferentes tipos de dispositivos

Como deve ter reparado, todas as suas prioridades de SEO têm a ver com tarefas on-page. Mantenha isto em mente, caso mais ideias surjam no futuro. Não vai querer enviar tráfego para um website incompleto e pouco optimizado, porque esse tráfego vai rapidamente fugir (e provavelmente nunca mais lá volte), por isso compreender este passo é crucial.

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3 – Prepare o Google Analytics e o Google Webmaster Tools.

Apesar de não o utilizar já a correr, preparar estas ferramentas é crucial para se ser rapidamente indexado e com precisão.

4 – Garanta que é indexado

Deve verificar mais do que uma vez se o Google está a indexar o seu website, para ter a possibilidade de aparecer no SERP (search engine results page). Para o fazer, visite a conta Google Webmaster Tools e clique no separador ‘Google Index’ para ver o número total de páginas que o Google indexou. Garanta que tudo está correcto.

5 – Complete a pesquisa da keyword preliminar

Compreender quais são as suas keywords-alvo pode ajudá-lo a aprender imenso sobre SEO, no caso deste não lhe ser familiar. As keywords estabelecem o palco para muitos outros itens que vai conhecer a seguir, sobretudo no que diz respeito à criação de conteúdos e back linking.

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6 – Crie contas locais de pesquisa

Quanto mais rápido preparar as contas de pesquisa local, melhor. A prioridade é maior se tiver um negócio local para tentar atrair clientes locais. E é tão fácil fazê-lo que todo o tipo de empresas se deveria envolver o mais rápido possível nesta tarefa.

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7 – Comece a criar conteúdos de qualidade com maior frequência

Vai querer publicar consistentemente conteúdos de qualidade. E isso não só aumenta as possibilidades do Google lhe indexar o website, como ajuda a mostrar credibilidade, oferecendo aos visitantes uma forma interessante de se envolverem com a sua marca. Comece a ganhar um bom ritmo com artigos de alta qualidade.

8 – Crie audience personas e seja criativo com os seus conteúdos

Uma vez que tenha uma boa equipa de conteúdos e um bom plano no sítio, pode mesmo começar a levar os seus conteúdos ao nível seguinte. Este passo envolve a criação de personas, para compreender melhor a sua audiência, escrever as keywords/tópicos que fazem parte das tendências, desenvolver infográficos, entrevistas e, entre outros, o vídeo.

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9 – Crie relações com influencers (influenciadores)

Quer começar a apresentar o nome da sua organização à sua comunidade? Através dos influencers vai eventualmente beneficiar de alguns links naturais e esperançosamente obter partilhas sociais.

10 – Edite as tags do seu título

Como já publicou conteúdos, provavelmente já escreveu o que lhe apeteceu no título, mas talvez devesse voltar atrás e optimizar as tags dos títulos. Isso vai ajudá-lo a categorizar as páginas e ter a certeza que está a enviar as pessoas certas para os sítios certos.

11 – Comece a trabalhar com backlinks

Normalmente as pessoas surpreendem-se por esta questão estar a ser abordada neste momento desta lista, mas convém recordar que o SEO não é só sobre backlinks, é sobre leitores. Concentre-se primeiro em criar relações, conteúdos de qualidade e a conhecer a sua audiência.

12 – Utilize ferramentas de SEO

Existem muitas ferramentas de SEO que o podem ajudar.

14 – Siga as notícias da indústria e os blogues sobre SEO

Seguir as últimas notícias e blogues sobre SEO é incrivemente importante, mesmo que possa por vezes ser esmagador se estiver a dar os primeiros passos em SEO. Por isso, escutar sobre as mais recentes tácticas será mais lucrativo se estiver nas trincheiras com todos os itens das últimas tarefas.

O takeaway

É claro que esta não é uma lista exaustiva. Existem centenas de pequenas medidas que pode melhorar o SEO do seu website, mas acima estão algumas das maiores e mais importantes tarefas a executar. O que é necessário fazer, também deve depender da sua empresa – sector de actividade, dimensão, objectivos, etc. -, mas este é um grande sítio por onde se começar.

Entretanto, diga-nos o que mudaria ou o que adicionaria a esta lista, na caixa de comentários abaixo.

Se pretender ler este artigo na sua versão original (em inglês), clique aqui.

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By |2016-12-14T16:39:30+00:00Abril 18th, 2016|Marketing Digital, Search Engine Optimization|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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