25 métricas úteis para medir o sucesso do seu marketing de conteúdos
O marketing de conteúdos (content marketing) tem vindo a ser vastamente adoptado, mas como estão as pessoas a medir os seus resultados para saber se falham ou não? Que métricas deveríamos observar? A resposta a esta última questão vai depender do seu negócio e dos objectivos do negócio. Medir por medir, é inútil, pois é preciso alinhar com os objectivos de negócio.
Com esta noção em mente, pois a solução é variável, não devemos dizer quais são as métricas mais importantes, mas simplesmente apresentar as várias métricas que pode usar.
Que métricas usar para avaliar a performance do seu marketing de conteúdos?
Estas são provavelmente as métricas mais óbvias e muitas vezes as mais fáceis de observar e podem ser encontradas no Google Analytics (outras plataformas de analytics também as disponibilizam).
1. Pageviews
Simples o suficiente: Quantas visualizações teve o seu artigo, vídeo, infográfico, etc. para atrair visitantes? É uma boa medida de popularidade e indica se o seu conteúdo atingiu os objectivos, especialmente se o comparar com outras págians.
Se o objectivo é construir uma audiência e medir a popularidade ou convencer anunciantes ou se os seus objectivos forem diferentes, as pagesviews apenas vão contar uma parte da história.
Se o seu alvo é uma audiência específica, o número de pessoas que vê os seus conteúdos é menos importante do que questionar se as pessoas certas o estão a ver.
Por exemplo, eu poderia escrever uma peça “clickbait” (apenas para atrair a atenção) sobre Kanye ou Trump e obter 100,000 visualizações.
Mas isso iria ajudar o Search Engine Watch? Esses visitantes iriam tornar-se em leitores regulares ou decidir assistir aos nossos eventos? Dúvido.
> Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.
2. Utilizadores (Users)
Este valor pode ser mais preciso do que os pageviews, uma vez que as visualizações podem ser destorcidas por outros factores, como os maus truques da paginação, por exemplo.
3. Sessões
Antigamente, as “Sessões” eram conhecidas por “Visits” (visitas) no Google Analytics. Esta métrica refere-se a uma única visita de um utilizador e pode incluir a visualização de várias páginas.
4. Bounce rate (taxa de rejeição)
A bounce rate – ou taxa de rejeição -, indica a percentagem de pessoas que deixou uma página de um website sem ter visualizado outras páginas. É uma boa forma para medir se o seu conteúdo é bem sucedido para enviar tráfego para outras páginas do website, talvez áreas mais valiosas, se esse for o propósito dos conteúdos.
O que constitui um bom ou mau bounce rate depende da natureza dos conteúdos e dos objectivos do negócio.
5. Tempo médio na página
Esta métrica é relevante para um publisher como o do Search Engine Watch (SEW) ou mesmo da Markedu, que procura produzir conteúdos que as pessoas considerem úteis.
Se escrevermos um artigo detalhado e as pessoas tomarem tempo para o ler, sugere que correu bem e que o tópico era interessante. Essa informação permite tomar melhores decisões no futuro, sobre o conteúdo.
6. Visitantes que vêem várias páginas
A menos que os seus objectivos sejam atingidos com uma pageview, vai querer que o seu conteúdo conduza pessoas para outra página do seu website. Talvez para subscrever um teste grátis, fazer uma compra ou puxar um documento técnico.
Existem várias formas de o medir, incluindo poder recorrer a um segmento personalizado que filtra os visitantes que vêem três ou mais páginas. Por isso, podemos saber quantas pessoas viram uma página e viram outras páginas no website, ao comparar esses dados com os das restantes páginas.
7. Novos utilizadores e utilizadores que regressam
Se o objectivo dos seus conteúdos é atrair novos visitantes, então esta métrica é para si.
8. Fontes de Tráfego
De onde vem o tráfego para os seus conteúdos? O seu targeting são os utilizadores de redes sociais ou talvez tráfego oriundo das pesquisas nos motores de busca?
Que fontes nos trazem os visitantes que desejamos? O que é que funciona melhor ao longo do tempo?
Envolvimento e métricas de social media
Algumas destas métricas podem ser encontradas no Google Analytics, existem muitas ferramentas úteis (grátis e pagas).
N.B. As métricas acima descritas de bounce rate, tempo dispendido na página e profundidade, poderia facilmente encaixar-se nesta secção.
9. Partilhas nas redes sociais
Como o Twitter disse há poucos meses atrás que iria eliminar o contador de partilhas de um dos seus botões, as ferramentas de terceiras partes são a forma mais fácil de encontrar estes dados.
Nesta imagem é apresentada o número de partilhas de posts do SEW ao longo de seis meses, segundo o Buzzsumo.
Estes valores não reflecte o mesmo dos posts mais populares. É interessante e útil notar as diferenças.
> Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.
10. Partilhas por dimensão ou tipo de conteúdo
Que tipo de conteúdos atinge os objectivos no social media? Os posts mais longos obtém melhores resultados?
11. Quem está a partilhar os seus conteúdos? Está a chegar a utilizadores influentes?
Observe os detalhes. Está a chegar a pessoas que podem amplificar o alcance dos seus conteúdos?
Está a chegar às pessoas cujo perfil vai de encontro à audiência que pretende?
12. Número de comentários
Enquanto muitas opiniões sobre artigos são expressas longe do website o número de comentários num post ainda pode dar uma indicação se o conteúdo atingiu os objectivos.
A qualidade dos conteúdos também importa. Será que as pessoas estão a ter uma discussão inteligente sobre as questões levantadas pelo artigo ou estão apenas a insultarem-se umas às outras? Esperemos que seja o primeiro caso…
13. CTR (Click Through Rate)
As pessoas clicam do seu conteúdo para páginas relevantes? Subscrevem formulários, geram leads, etc?
14. Comentários / referências aos seus conteúdos
O seu conteúdo está a funcionar de acordo com uma perspectiva de Relações Públicas? Existem outros sites ou fontes a usar os seus conteúdos ou a mencionar a sua marca?
Pesquisar métricas
Os objectivos do SEO fazem parte do marketing de conteúdos, por isso é importante ver qual é o efeito que está a ter.
15. Pesquisar tráfego
Lançou uma campanha content-driven (conduzida pelos conteúdos) ou talvez um blog. Está a trazer mais tráfego ao longo do tempo?
16. Objectivo da Keyword
Se está a usar conteúdos para melhorar os rankings para certos termos, meça a forma como os conteúdos mexem com os rankings e quais as páginas que retornam dele.
17. Construção de Links
Os seus conteúdos estão a atrair links? Que conteúdos atraem links das melhores fontes?
18. São sempre intemporais?
Está a produzir conteúdos que entregam tráfego e leads ao longo do tempo?
Este método pode necessitar de mais esforços e investimento, mas pode compensar.
Métricas de Branding
Estas métricas são mais difíceis de medir, mas continuam a ser importantes.
19. Branding
Os conteúdos ajudam a promover a sua marca? As pessoas recordam-se da sua marca? Têm uma impressão favorável?
20. Reputação
O que é que as pessoas estão a dizer sobre os seus conteúdos e marca? Ferramentas de monitorização social, inquéritos, etc. podem oferecer algumas respostas.
Performance dos conteúdos
Os seus conteúdos geram vendas e leads? Eles vão aos assuntos que interessam? Este é o último objectivo do marketing de conteúdos, independentemente de outros objectivos que procura.
21. Vendas directas
As pessoas estão a clicar nos seus conteúdos e a efectuar compras?
Por exemplo, a Repair Clinic produz conteúdos relevantes para que as pessoas resolvam problemas que atingem um bom ranking no Google e conduzem os visitantes a páginas como a apresentada em baixo.
Quantos visitantes estão realmente a fazer uma compra?
> Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.
22. Leads
As pessoas estão a inscrever-se para test drives, visitar showrooms, telefonam para obter mais informação, etc?
23. Aumentar conversões
O conteúdo que adicionou a uma certa parte do funnel de vendas aumentou as conversões? Poderia ter sido devido à qualidade do copy ou mesmo a uma peça de micro-conteúdos a explicar os campos do formulário?
24. Subscritores de email
O seu conteúdo ajuda-o a construir uma lista de email? O email pode não trazer retorno imediato, mas contribui para atingir o ROI em email marketing.
25. ROI
Quanto é que custou a produção de conteúdos? Quantas vendas ou leads lhe pode atribuir? Esta é a última métrica, apesar dos resultados não poderem ser facilmente quantificados devem ser tidos em consideração.
Por exemplo, se os conteúdos ajudaram a construir awareness para a marca ou aumentaram o número de subscritores de email, então isso deverá trazer retorno de investimento a longo prazo.
Entretanto, diga-nos que métricas não foram aqui assinaladas e o que é que funciona para si, na caixa de comentários abaixo.
Se pretender ler este artigo na sua versão original (em inglês), clique aqui.
Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode fazê-lo aqui.
Partilhe o artigo com os seus amigos e colegas nas redes sociais
Leave A Comment