• Experiencia utilizador ux ecommerce

5 exemplos de User Experience (UX) em eCommerce que deve conhecer

A experiência do utilizador (UX – User Experience) online, para os retalhistas significa oferecer a melhor viagem aos potenciais clientes até, pelo menos, à hora de efectuarem o pagamento.

Para alguns especialistas, a experiência do utilizador no processo de pagamento é o momento mais importante de user experience no customer journey. No entanto, a experiência do utilizador não se finda no momento do pagamento, tem continuação, por exemplo, em toda a informação que o cliente recebe após efectuar o pagamento e enquanto houver comunicação entre o cliente e a empresa.

Pequenos pormenores podem fazer toda a diferença na experiência do utilizador (user experience) e consequentemente nos resultados da empresa.

Os casos apresentados foram seleccionados pela Clickz. As empresas detentoras destes websites de ecommerce são de origem anglosaxónica, com sede nos EUA e no Reino Unido (de onde os websites foram desenhados a pensar em primeiro lugar nos públicos-alvo originários dessas regiões).

1. Amazon

A Amazon tem sido criticada na perspectiva de User Experience (UX), no entanto, não precisa de ter um design muito limpo. O que é que podemos aprender com a sua abordagem?

Por exemplo, a Amazon garante uma viagem fácil e directa à caixa de pagamento quando recomenda itens de acordo com o nosso histórico de compra.

5 exemplos de User Experience (UX) em eCommerce que deve conhecer

Na primeira linha de artigos, a Amazon apresenta propostas de produtos inspiradas nas tendências de compra do utilizador, na segunda linha traz uma selecção com as escolhas de topo enquadradas no perfil do cliente.

A forma como a Amazon classifica as análises aos produtos, merece particular atenção. As análises são filtradas por terem sido úteis ou não aos utilizadores e classificadas de acordo com o grau de utilidade que têm. Esta solução é excelente para a UX dos clientes deste website por garantir a disponibilidade imediata da análise mais relevante e útil para um produto em particular.

5 exemplos de User Experience (UX) em eCommerce que deve conhecer

Provavelmente a característica chave e talvez a que teve maior peso no sucesso da Amazon, é a suavidade e clareza com que somos conduzidos à caixa de pagamento.

A possibilidade de fazer encomendas “one-click” (com um único clique), que acenta nos detalhes de pagamento e endereço para expedição já guardados pelo cliente no website, encurta a distância entre a selecção do produto e o checkout tem gerado muitas compras por impulso.

2. Whistles

O Whistles é um website que não oferece necessariamente uma grande experiência do utilizador, mas apresenta algumas características que deveremos tomar nota.

5 exemplos de User Experience (UX) em eCommerce que deve conhecerO website é desenhado de modo a que ao passar o rato as imagens mudem entre um modelo que veste o produto e o produto isolado. Uma boa forma de apresentar os produtos de forma simples e fácil aos clientes.

5 exemplos de User Experience (UX) em eCommerce que deve conhecer

A informação de produto é clara e o retalhista faz um bom trabalho no cross selling, recomendando outros artigos para usar com um produto em específico.

3. Apple

A Apple parece ser uma escolha óbvia, mas não há como negar a grande User Experience que o design lustroso do website proporciona.

5 exemplos de User Experience (UX) em eCommerce que deve conhecer

O website da Apple destaca-se pelo uso que faz das imagens. As imagens de produto são claras e detalhadas e em vez de apresentar imagens estáticas em ângulos diferentes, as imagens dos produtos são interactivas e movem-se de acordo com as acções do utilizador.

4. House of Fraser

Tal como os websites das grandes lojas, a House of Fraser confronta-se com o desafio de armazenar e apresentar muitos produtos, tendo em simultâneo de os tornar fáceis de encontrar, dedicando grandes páginas a cada um.

A empresa apresenta uma navegação filtrada, imagens claras dos produtos, transparência em relação à entrega e os pequenos detalhes facilitam a selecção do produto certo.

A ferramenta True Fit usa detalhes dos clientes para lhes recomendar as dimensões adequadas. É uma excelente forma para garantir que os clientes encontram o produto certo e reduzir o número de devoluções.

5 exemplos de User Experience (UX) em eCommerce que deve conhecer

5. Schuh

Há muitos elogios a fazer ao website da sapataria Schuh, mas observemos o website num telemóvel.

O retalhista encontrou uma forma de estreitar as páginas de produto para os utilizadores mobile, retendo ao mesmo tempo as características que o tornam bem sucedido.

A título de exemplo, a empresa ainda disponibiliza a escolha de imagens por cada produto e a visualização de 360º.

5 exemplos de User Experience (UX) em eCommerce que deve conhecer

Uma das funcionalidades apresentadas, e perfeita para o comportamento nas compras mobile, é a opção para verificar os stocks nas lojas locais sem ter de sair da página do produto.

Sumarizando

Com a venda a retalho online a estabelecer-se, os melhores retalhistas deveriam procurar diferenciar-se entre si oferecendo grandes experiências de utilização aos clientes.

A experiência do cliente abrange tudo desde o serviço prestado ao cliente on-site, às entregas e devoluções e a User Experience (UX). Por isso, é importante considerar a UX no seu website.

A informação é clara? As imagens têm boa qualidade? A informação sobre a expedição dos produtos está acessível? O processo de compra é relativamente simples? O seu website recomenda produtos de acordo com o histórico de compras? Estes são apenas alguns aspectos que devem ser considerados.

Para ler este artigo na sua versão original (em inglês) no ClickZ, clique aqui.

Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode subscrevê-la aqui.

Consulte a lista dos próximos eventos realizados pela Markedu e veja se algum dos nossos webinars, workshops ou masterclasses aborda este tema

Partilhe o artigo com os seus amigos e colegas nas redes sociais

By |2016-12-14T16:39:38+00:00Janeiro 14th, 2016|E-commerce, Marketing Digital, Mobile Marketing|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.