• 5 Ferramentas úteis para os gestores de redes sociais desenvolverem as suas actividades diárias

5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais desenvolverem as suas actividades diárias

A Markedu seleccionou um conjunto de 5 ferramentas que permitem melhorar diariamente a implementação das estratégias dos gestores de redes sociais, por simplificarem alguns dos processos mais morosos desta actividade.

As soluções apresentadas foram escolhidas por Paige Sjoblom, estratega de social media da Clearlink, e publicadas pelo  Content Marketing Institute.

Estas ferramentas para gestores de redes sociais poupam tempo a criar imagens, rentabilizar partilhas, pesquisar, criar audiências e analisar a concorrência.

E como Paige diz, “talvez estas opções ainda sejam pouco conhecidas”, mas as funcionalidades oferecidas apresentam elevado valor.

1. Canva para profissionais

Os gestores de redes sociais estão a ser forçados a especializarem-se na criação e redimensão de imagens para diferentes plataformas. E com cada plataforma a exigir dimensões específicas à sua natureza, ou se tem um designer ou é-se obrigado a investir tempo na criação de imagens. As capacidades do Canva parecem substituir muitas funcionalidades oferecidas pelo Adobe Photoshop para este fim.

Quando criamos uma imagem quadrada para o Instagram, precisamos de uma versão “landscape” para o Twitter. Quão mágico seria se tivéssemos um botão de redimensionamento (resize)? Pois essa prece foi atendida. A imagem abaixo foi criada para uma empresa. Observe no menú drop-down como é possível criar duplicados da imagem e dos seus elementos para plataformas diferentes:

Canva 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

Com o Canva é possível criar duplicados de uma imagem e dos seus elementos para plataformas diferentes

Uma vez duplicada a imagem para tamanhos diferentes, o Canva abre cada imagem num separador diferente de modo a que possamos fazer alterações. A título de exemplo, se quisermos oferecer uma promoção aos seguidores do Pintrest, só precisamos de clicar na imagem do Pintrest e nela incorporar a oferta, guardando-a em seguida.

Após finalizar todas as alterações, podemos fazer download e partilhar as imagens para cada um dos nossos canais de social media. E se gostar muito da imagem, guarde-a como template para usar no futuro.

Canva 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

E temos um bónus! Podemos criar um “livro da marca” (brand book). Podemos criar uma palete de cores da nossa marca, fazer upload do logótipo e seleccionar as fontes para que qualquer elemento da nossa equipa os possa utilizar.

Canva 3 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

O Canva é uma alternativa perfeita para os gestores de social media. A sua biblioteca tem imagens gratuitas e pagas, icones, formas e armazena fotos. Cada opção paga custa $1, mas é possível fazer uma boa gestão dos recursos recorrendo apenas às funcionalidades gratuitas. Navegue na versão gratuita ou adopte o Canva na versão profissional para criar o seu livro de marca e use essa ferramenta mágica de redimensionamento. O plano de custos anual por utilizador acaba por ficar a $9.95 ao mês.

2. Sniply – Tire mais partido das partilhas

Todos conhecemos a importância de partilhar outros conteúdos além do nosso para criar uma comunidade e envolvimento com as pessoas. E é possível tirar mais partido de cada partilha, com o Sniply. Quando os utilizadores clicam nos links que partilhou, podem ser redireccionados para o seu conteúdo próprio e pode rastreá-los.

O SafeWise, um blogue sobre segurança doméstica, promoveu uma checklist de segurança ao tweetar um link Sniply para os “convidados do post” num outro website, com o título “What Stats Say About Home Security” (O que é que as estatísticas dizem sobre segurança doméstica).

SafeWise Sniply 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

As pessoas que clicaram no link foram enviadas para uma página com o artigo. Num canto do fundo da landing page, um pop-up sugeria ao leitor que visse a checklist de segurança doméstica no SafeWise.com:

Sniply Pop-up 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

A sugestão do pop-up era relevante sem ser muito invasiva. Esta técnica ajudou a captar a audiência-alvo através do conteúdo que podemos partilhar de outros sites.

E esta plataforma está cada vez melhor, pois rastrear resultados é cada vez mais fácil. Não só nos diz quantas pessoas clicaram no nosso link Sniply, como também nos diz quantas pessoas clicaram ao longo do website, qual a taxa de conversão, a plataforma de origem e muito mais.

Resultados do Rastreamento do Sniply 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

Resultados do Rastreamento do Sniply 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

Resultados do Rastreamento do Sniply 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

O plano gratuito do Sniply inclui 1,000 cliques por mês. Se tiver um espaço online como o SafeWise, vai gastar o número de cliques num instante. Para aumentar o limite do número de cliques, ter mais controlo sobre os snips e para usar o seu domínio próprio, os planos pagos começam pelo valor de $29 ao mês. Se tráfego for um dos seus objectivos principais, este valor pode bem valer a pena.

3. BuzzSumo – Criar audiências-alvo no Twitter

BuzzSumo é muito útil para obter alertas de links, para ajudar a escrever bons títulos (pelo menos em inglês), para fazer brainstorms sobre ideias para conteúdos, encontrar influencers e muito mais. Também o pode utilizar para para criar uma audiência customizada no Twitter.

Por exemplo, se promovesse uma peça sobre painéis solares, procuraria primeiro conteúdos similares no BuzzSumo. Em baixo, é possível ver publicações sobre o propecto do Google Sunroof, um tema relevante:

BuzzSumo Twitter 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

No exemplo desta imagem, é possível ver que a peça de conteúdo mais partilhada tem mais de 4,000 partilhas no Twitter. Se clicar em “View Shares (ver partilhas)” o BuzzSumo lista exactamente quem tweetou uma peça, colocando no topo os influencers.

A magia acontece quando exporta a lista para uma folha Excel e se cria uma audiência customizada no Twitter, com os usernames-alvo (nomes de utilizadores que pretendemos contactar) para enviar anúncios no Twitter. É uma audiênci definida de utilizadores activos que já expressaram interesse no nosso tópico.

BuzzSumo Twitter 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

É preciso tomar nota que a customização das audiências para uma promoção no Twitter requer um mínimo de 500 usernames. Para manter os custos baixos, recomendo que faça uma estratificação de pesquisas múltiplas e exportações para criar uma lista com 1,000 ou mais nomes de utilizadores.

A versão gratuita do BuzzSumo vai permitir que faça quatro pesquisas por dia, por isso faça com que elas valham a pena ou então avance para o upgrade e seleccione um dos planos pagos.

4. SumoRank – Analise a concorrência

O SumoRank é outra ferramenta de gestão de social media que é demasiado boa para não partilhar. O SumoRank permite-lhe que dar uma olhadela a qualquer página do Facebook através dos bastidores. Consegue ver as interacções do mês anterior, em que dia da semana os posts tiveram maior envolvimento (engagement) e conhecer os posts com maior engagement.

Comece por analisar a sua própria página do Facebook, depois pesquise por alguns concorrentes. Identifique o que funciona para eles, áreas a melhorar e as oportunidades da sua página. Por exemplo, talvez todos os seus concorrentes façam posts entre as 9h e as 17h. Pode testar a colocação de posts entre as 18h e as 9h para ver se o envolvimento da sua audiência aumenta.

SumoRank SumoRank 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

Tal como o BuzzSumo, o SumoRank permite que faça quatro pesquisas livres por dia. Com uma conta BuzzSumo Pro, deveremos ter pesquisas ilimitadas, mas a profissional que nos sugere estas ferramentas diz que teve problemas com o reconhecimento da sua conta BuzzSumo Pro pelo o SumoRank.

5. Followerwonk

O Follwerwonk da Moz vai ser muito nosso amigo se formos grandes utilizadores do Twitter. Por exemplo, se estiver à procura de influencers (influenciadores ) para partilhar o seu novo produto tecnológico, pode pesquisar palavras chave nas biografias do Twitter como “writer at TechCrunch (escritor no TechCrunch)”, “editor at TechCrunch”, “writer at Mashable”. Se filtrar por autoridade social, vai obter uma lista de influencers:

FollowerWonk Moz 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

Verifique um nome qualquer e veja qual a probabilidade dessa pessoa retweetar e envolver a audiência:

FollowerWonk-Moz-twitter 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

Algumas pessoas apresentam o seu endereço de email na área da biografia. Essa ainda é a melhor forma de entrar em contacto com elas.

Exporte a lista, filtre qualquer uma das muitas métricas existentes e use a lista para aumentar o alcance ou para criar uma audiência feita à medida no Twitter. Até a poderia estratificar com a audiência que encontra no BuzzSumo.

Adicionalmente, o Followerwonk permite-nos ver e comparar o seguidores dos seus concorrentes, rastrear qualquer alteração do seu Twitter e analisar qualquer conta do Twitter (espreite a sua concorrência) se usar a versão Pro. Custa $99 ao mês, mas pode começar com a versão experimental gratuita (free trial) para perceber se a vai utilizar de futuro. Talvez a versão mais básica que é gratuita seja o suficiente para o que necessita.

FollowerWonk comparar a concorrencia 5 Ferramentas úteis para os Gestores de Redes Sociais

Conclusão

Mesmo que não adopte qualquer uma destas 5 ferramentas – uma vez que aqui só foram mencionadas algumas das suas características -, é sempre recomendável verificar cada uma para conhecer a oferta. Talvez descubra entre elas venha a descobrir a arma secreta que lhe vai trazer mais tempo ou chegar à audiência que procura.

Já encontrou outras formas interessantes para usar qualquer uma delas? Tem um arma secreta?

É preciso tomar nota de que todas as ferramentas deste post são sugeridas pela Paige Sjoblom e não pela equipa editorial do Content Marketing Institute.

Para ler o artigo original da estratega de social media Paige Sjoblom , em inglês, clique aqui.

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By | 2016-12-14T16:39:38+00:00 Dezembro 21st, 2015|Social Media Marketing|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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