• 5 relatórios personalizáveis do Google Analytics por Avinash Kaushik - Rapidez focus e previsões inteligentes

5 relatórios Google Analytics personalizados por Avinash Kaushik: Rapidez, focus e previsões inteligentes

Você é único. O seu negócio é único. Será que um relatório criado para todos é válido para alguém tão único como você? Para saber, embarque nesta viagem de aprendizagem com Avinash Kaushik

Entre muitos e bons especialistas em Google Analytics, a Markedu seleccionou hoje para os seus leitores os ensinamentos preciosos de Avinash Kaushik, evangelista de Marketing Digital da Google e co-foundador da Market Motive. Este autor de livros sobre Web Analytics, ensina-nos a personalizar e a interpretar relatórios do Google Analytics através dos relatórios que ele próprio usa.

Avinash KaushikOs relatórios personalizáveis permitem que se concentre. As métricas e as dimensões, poupam-lhe tempo e mostram-lhe exactamente o que quer e precisa. Quando partilhados, os relatórios personalizados permitem entregar mais relevância e empacotar todos os conjuntos de dados com o objectivo de realizar análises mais completas.

Este especialista partilhou muitos relatórios personalizados e disponibiliza-os para download aqui, através do Google Analytics, na “GA Solutions Gallery”: Occam’s Razor Awesomeness.

Avinash Kaushik sublinha que muitos dos relatórios personalizados resultam em erros porque tendemos a estragar o modelo fundamental de dados em analytics. Desalinhamos métricas e dimensões através dos Utilizadores (Users), das Sessões (Sessions) e dos Hits. Portanto, se quisermos criar relatórios personalizáveis rigorosos – ou aplicar segmentos avançados (advanced segments), torna-se imprescindível ler (em inglês): Excellent Analytics Tip #23: Align Hits, Sessions, Metrics, Dimensions!

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

Recebida essa lição, podemos espreitar os super relatórios de Avinash que realmente revelam o poder do Google Analytics. Cada um deles ensina várias técnicas, entre as quais, como criar relatórios “flat” (simples), como usar filtros, como criar micro-ecossistemas de dados ou obter visualizações com Power Point.

  1. Hostname
  2. Análise da Performance em Social media
  3. Análise dos Resultados de Negócio
  4. Análise do Custo de Campanhas
  5. Métricas Chave: Visualização do Map Overlay

INSPIRED Workshop SEO com Daniel Pereira em Lisboa dia 24 Novembro 2015. Saiba mais aqui

1. Hostname [Domínios com o seu código Google Analytics]

Este relatório demonstra o poder de retirar algo de muito importante do Google Analytics (GA). Nele encontra muitas métricas e dimensões escondidas no GA, pois não aparecem nos relatórios standard.

A forma simples que Avinash apresenta para compreender o impacto desta informação, surge com a criação de um relatório personalizado: o Hostname.

Hostname Custom Report Google Analytics

Hostname: Relatório Personalizado do Google Analytics

O autor quis capturar a quantidade de sessões e utilizadores que estavam a ser adicionados, queria conhecer o Bounce Rate, alguma lógica em torno do nível de envolvimento que poderia haver no site e, para isso, preparou alguns objectivos a atingir relacionados com os comportamentos dos utilizadores.

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

O resultado obtido foi um relatório simples e eficaz:

2 Hostname custom report data google analytics

Hostname: Relatório personalizado com dados do Google Analytics

Como o número de sessões (Sessions) e de utilizadores (Users) é baixo para Avinash, ele ignora-o, considerando que o tempo empregue a eliminar o tráfego interno da empresa não é mais do que uma distração. E propõe que se ocupe a fazer melhor marketing e a aumentar de tal forma o tráfego externo que o interno se torne insignificante.

“Alguns destes valores estão correctos”, afirma Avinash. “Por exemplo, o translate.googleusercontent.com mostra que os utilizadores que estão a ler o blog através do Google Translate muito provavelmente não falam inglês. Se esse número é elevado, o melhor é considerar a hipótese de disponibilizar traduções”.

Verifique cada fonte deste relatório para perceber se necessita de se preocupar.

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

SEO Workshop Markedu

 

2. Análise da Performance em Social media

Este relatório prova o poder dos relatórios personalizados para reduzir o tempo que demora em buscas e na recolha de dados.

Se quiser analisar a performance do seu social media, no momento em que tiver de ir à pasta “Acquisition” (Aquisições), e ver todos estes relatórios para escolher os melhores fragmentos…

3 Relatórios Google Analytics Acquisition

Relatórios Google Analytics de “Acquisition” e “Social”

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

… a pasta All Traffic tem o Social Media espalhado por canais, mapas em árvore (Treemaps), Fonte/Meio (Source/Medium) e provavelmente em Referrals (Referências). Na pasta de Social, encontra imensos outros dados que até podem estar desligados do All Traffic (Tráfego Total) – um dia até pode necessitar dele para reflectir.

Para muitas pessoas, este percurso nem é preciso. Até pode criar um destino onde todos os profissionais da empresa possam brincar nesta área de dados pessoais.

A este tipo de relatórios, Avinash Kaushik chama de “micro-ecossistemas”, porque juntam todos os dados necessários num único sítio. Aqui encontra três separadores com dados. O primeiro oferece uma visão global com Acquisitions (Aquisições), Behavior (Comportamentos) e Outcomes (Resultados).

O segundo está centrado na performance do conteúdo do website através do tráfego que deriva do Social Media. O terceiro, debruça-se sobre a análise de dispositivos – pois levanta-se a hipótese de tanto consumo de Social decorrer através de dispositivos móveis.

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

O separador ABO (Acquisitions, Behavior, Outcomes), no modo de configuração, aparece assim:

4 social media custom report definition

Definir um relatório personalizado para Social Media

Independentemente do que relatar, garanta que tem as métricas de Acquisition, Behavior e Outcome. É importante saber de que redes sociais vêm as pessoas, conhecer os utilizadores e quantas vezes esses utilizadores nos visitam (métricas de aquisição).

Qual a quantidade de conteúdo que estão a consumir? Avinash afirma que só usa a duração das sessões em raras ocasiões devido a imperfeições temporais. Será que esses utilizadores obtém o que procuravam (métricas behavior)? E que valor foi entregue ao nosso negócio, mesmo que seja não lucrativo?

Para ajudar a descobrir mais informação, o autor criou um relatório por país, de modo a optimizar a sua participação social, e chama a atenção para o uso do filtro “Social Source Referral Exact Yes” que pode ver no final da imagem acima. “Era muito frustrante acompanhar as redes sociais, eles vêm e vão todos os dias”, desabafa. “Agora, com a dimensão de Social Network (Rede Social) e o filtro Social Source Referral (Referências da Fonte Social), já não tenho de me preocupar com isso”.

Neste relatório é possível ver fontes que já se esperavam, mas também é possível encontrar fontes inesperadas.

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

social media custom report ABO

Relatório de Social Media ABO (Acquisition, Behavior, Output)

“Aqui lemos que o Pocket é responsável pelo maior número de visitas repetidas e que há pessoas muito curiosas, pois apresenta uma taxa de pesquisas internas de 5%. Também se observa que estão a entregar o maior valor de objectivo por sessão (Per Session Goal Value)”, continua o autor.

“Estes dados também me vieram confirmar algumas verdades sobre o Twitter e o Linkedin. Mas tenho números mais fortes para algumas métricas e sei bem que posso fazer mais para aumentar o Valor do Objectivo por Sessão. Poderia fazê-lo se criasse segmentos avançados para, por exemplo, o Quora. Aplicava-os ao meu relatório com uma visão geral de objectivos e comparava-os com o Twitter e o Linkedin”, diz Avinash Kaushik.

Mas antes de o fazer, clica na rede que mais lhe interessa para ver de onde vem o tráfego.

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

social media custom report ABO country

Relatório Personalizado ABO por país

Avinash encontra grandes diferenças entre o Twitter e o Facebook, que vai usar para mudar a sua participação em ambos os canais.

O segundo separador responde a questões frequentes de todos nós, que “nos preocupamos sempre com as partilhas dos nossos posts e tweets e não temos por hábito analisar o que é que mais interessa às pessoas no nosso site, independentemente das consultas serem efectuadas através de dispositivos móveis ou de desktops”. Por isso, Avinash apresenta a seguinte configuração:

social media custom report content analysis

Relatório personalizado de análise de conteúdos de Social Media

De modo a observar em primeiro lugar a Landing Page, Avinash trocou as dimensões e procurou determinar que rede social era a mais eficaz. Para as métricas, escolheu “Unique Pageviews” e “Pageviews”, pois as páginas são métricas a abraçar. “Não escolha Users nem Sessions, pois são dimensões do nível das sessões”, alerta. Depois, o tempo de carregamento da página (Page Load Time) e as taxas de Bounce.

Por último, recolheu os resultados da Page Value (Valor da Página), recordando que existem imprecisões na medição de métricas dos níveis de sessão como as taxas de conversão, os objectivos atingidos, para dimensões de nível “hit” como as páginas.

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

social media custom report content analysis data

Relatório personalizado com análise de dados de social media

Observe em primeiro lugar o contraste entre o tempo de abertura da página (Page Load Time) e a taxa de Bounce. Mesmo tendo em conta que o tempo de abertura da página é uma amostra e que poderia sempre ser melhor medido, encontra imensa informação para poder tomar decisões e agir consoante.

O long tail de interesse pelo social não surpreende este especialista que afirma agora escrever apenas uma vez por mês. “A maior parte das estratégias sociais consistem em fazer spam do que é novo e repetir o spam de conteúdos antigos que surgem vezes sem conta como sendo novos. É o valor de monetizar o que é velho, mesmo que seja relevante e valioso”.

Também é verdade para Avinash que certo tipo de conteúdos lhe entregam resultados com valores elevados para o negócio e que por sua vez o ajudam a perceber o que amplificar recorrendo aos canais de Social:

“Preciso de fazer menos posts com Google Analytics e mais posts relacionados com a consultoria de negócios e de marketing”, diz o especialista, ao observar os dados que lhe trouxeram informação sobre os resultados e a direcção da sua estratégia e táctica.

Também é possível aprofundar e optimizar cada rede social, partindo de qualquer um dos dados abaixo:

social media custom report content analysis data detail

Detalhes dos dados do relatório de conteúdos em Social Media

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

Uma nova camada de “insights” (previsões)

Não deverá ser importante se os “insights” ou previsões obtidas nesta viagem com o Avinash se prendem a um website de conteúdos diferentes dos de um website de ecommerce. No Social Media criamos conteúdo, que esperançosamente deverá informar, entreter, ser útil.

Este mesmo processo pode ser usado para o site de ecommerce, de modo a identificar acções que pode tomar. Por último, recorda-se que muito do consumo de Social media advém de dispositivos móveis?

“Tenho um separador chamado Device Analysis (Análise de Dispositivos) para me ajudar a compreender o comportamento das pessoas através dos dispositivos móveis, no que diz respeito ao Social Media. São as métricas ABO”:

social media custom report device analysis

Análise de dispositivos móveis no relatório personalizado de Social Media com métricas ABO (Acquisition, Behavior, Outcome)

“Acontece que para mim a sabedoria que prevalece não é verdadeira. Sim, mobile, mobile e mobile. Eu escuto-vos Gurus, mas o meu relatório não o traduz. Preciso de garantir se a minha estratégia no social se baseia no Desktop, nos Telemóveis e depois nos Tablets e devo admitir que esse pequeno número que vemos nos tablets foi para mim uma grande surpresa”, continua Avinash na sua análise.

Este tipo de informação influência no tipo de conteúdos que vai entregar. Se os deve fazer longos, incluir imagens, etc. E também influencia as decisões no que toca às opções de publicidade que pode fazer.

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

social media custom report device analysis detail

Detalhe da análise no relatório personalizado de social media por tipo de dispositivo móvel

É sempre fascinante ver as taxas de conversão e os objectivos atingidos na batalha Apple vs. Samsung. Não surgem como a sabedoria popular dita.

Se estes resultados pertencessem a um website de negócios, Avinash Kaushik diz que “esta informação seria utilizada para realizar estratégias de publicidade. Não sendo, serve apenas para demonstrar”. No entanto, você deve usar esta informação como parte da sua estratégia de Social Media Marketing.

Para fazer download deste relatório personalizado, entre na sua conta Google Analytics e clique em: Social Media Performance Analysis Report

Bónus: O melhor uso de relatórios personalizados é quando lhes aplica segmentos avançados e relevantes. É assim que encontra “insights” valiosos. Por exemplo, Avinash considera-o extremamente importante e útil para observar o grande grupo de tráfego de Social Media e compará-lo com os Users que se fidelizam no website.

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

social media custom report advanced segments

Segmentos avançados do reltório personalizado de Social Media

“Um número muito mais baixo do que pode esperar mas, pelo menos, estas são pessoas de ouro para mim, constituem uma parte dos analistas ninja de Avinash! Aprendo com o que resulta para eles e tento saber mais. Não chegaria aqui se não tivesse usado a segmentação avançada”, esclarece o especialista.

3. Análise dos resultados de negócio

Este relatório mostra as novas e fantásticas métricas do Google Analytics, graças ao Enhanced Ecommerce, assim como a nova e maravilhosa possibilidade de compreender os resultados do negócio através de todos os cookies, visitantes e users.

Para todos aqueles que não têm websites de e-commerce, o separador abaixo será útil. Apesar de não ser hábito usar mais de seis métricas,  Avinash Kaushik abre aqui uma excepção, para demonstrar o potencial desta ferramenta. Para o seu website de e-commerce, escolheu as métricas de Acquisition, Behavior e Outcome.

google analytics business outcomes analysis ecommerce

Resultados de negócio do Google Analytics para ecommerce

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

Avinash começa pelos utilizadores (Users). A primeira métrica é a taxa Buy-to-Detail, que mede o número de produtos comprados e o número de visualizações por detalhe de produto. É uma métrica de eficiência.

Sabe que percentagem de Sessões continha as visualizações de página “Product Detail”? Elas implicam as métricas “Product Adds to Cart” (Produtos adicionados ao carrinho de compras) e “Product Checkouts” (Saídas de Produtos). São métricas inteligentes de comportamento.

A taxa de conversão de Ecommerce Conversion Rate, Transacções, Valor Médio de Encomenda e Receitas são companheiras que certamente já conhece muito bem.

O que preocupa Avinash é que os analistas estão demasiado fechados nas visualizações mensais do Adobe ou do Google Analytics e raramente observam as performances de longo prazo. Em parte porque o gráfico no topo só apresenta uma métrica – e isso durante 30 dias, a menos que a mudemos.

Então vamos comparar as nossas métricas chave ao longo do tempo. Avinash usa aqui uma nova dimensão que nem todos utilizam, o Tipo de Tráfego (Traffic Type), e o Source/Medium (Fonte/Meio).

Google analytics business outcomes analysis ecommerce dimensions

Resultados das dimensões do Google Analytics na análise de ecommerce

O resultado do relatório obtido, teve de ser dividido em duas partes para poder ser aqui apresentado com clareza. No entanto, pode ver todos os resultados num único relatório no link que pode encontrar no final desta página.

google analytics business outcomes analysis ecommerce data

Dados dos resultados das dimensões do Google Analytics na análise de ecommerce (Parte I)

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

Aqui estão as métricas de Acquisition e Behavior. É possível ver três meses e as tendências das várias métricas chave. O dia 15 de Agosto ficou parcialmente mais acima, e isso explica o baixo valor. Mas o mês de Junho foi pouco comum. Embora o website tivesse tido imenso tráfego em Julho, ele foi claramente irrelevante para o negócio de ecommerce, porque o rácio Buy-to-Detail foi significativamente baixo.

Outro sinal encontrado é o elevado tráfego do mês de Junho, a elevada adição de produtos no carrinho e o elevado número de Check Outs.

Aqui fica a outra metade do relatório à qual Avinash fez o favor de acrescentar manualmente a dimensão do Mês:

Dados dos resultados das dimensões do Google Analytics na análise de ecommerce (Parte II)

Dados dos resultados das dimensões do Google Analytics na análise de ecommerce (Parte II)

O outro lado desta história pode ser visto nesta imagem. “O que estes valores me fazem questionar é o que é que estávamos a fazer em Julho! É raro observar todas as métricas assim, ao longo do tempo. E eu posso escolher um mês. Escolho o de Julho já que estou tão curioso, e quero aprofundar por Tipo de Tráfego”.

google analytics business outcomes analysis ecommerce traffic type

Análise do resultado de negócio do Google Analytics por Tipo de Tráfego

Nesta imagem é possível ver as métricas chave para cada canal e reconhecer padrões importantes (o que é que se passa com o Paid Search e o Display?).

A grande diferença está no Referral (Referências), por comparação a outro mês. Agora existe capacidade para aprofundar e observar o Source/Mediums (Fonte/Meios) por Traffic Type (Tipo de Tráfego)…

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

google analytics business outcomes analysis ecommerce source medium

Source/Medium (Fonte/Meio) no relatório de resultados ecommerce do Google Analytics

 

Descobrir o que se passou em Julho para poder reparar eventuais erros, demorou pouco tempo.

“Gostaria que tentasse imaginar quanto tempo demoraria a observar três níveis de “drilldowns” em oito métricas e três meses de dados num relatório standard do Google Analytics.”

Para fazer download do relatório, entre na sua conta do Google Analytics e clique aqui: AK: Business Outcomes Analysis

Como prometido, a versão não comercial do relatório acima é a seguinte:

google analytics business outcomes analysis non-ecommerce

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

Neste exemplo, Avinash adicionou apenas um segundo separador ao relatório de ecommerce. Não podendo usar as mesmas métricas, escolheu as seguintes: Users, Goal Conversion Rate, Goal Completions, Goal Value e Per Session Goal Value. E manteve as dimensões na mesma, porque recomenda o mesmo tipo de análise da versão ecommerce.

google analytics business outcomes analysis non-ecommerce-data

Relatório de resultados com dados não comerciais do Google Analytics

Para fazer com que este separador funcione, vai necessitar de:

1. Ter identificado os objectivos para o site

2. Identificar o valor económico desses objectivos

Se o fizer, o seu relatório será tão interessante quanto este. E pode fazer a mesma análise que fizemos aqui, incluindo “drill-downs” relevantes para o Tipo de Tráfego e o Source/Medium.

Relatório de resultados com dados não comerciais do Google Analytics Referências

Relatório de resultados com as referências dos dados não comerciais no Google Analytics

Para fazer o download do relatório personalizado, entre na sua conta Google Analytics e clique aqui: AK: Business Outcomes Analysis

SEO Workshop Markedu

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

4. Análise do Custo de Campanhas

Este relatório mostra algo que provavelmente não vai funcionar para si, mas que Avinash quer absolutamente que conheça, se é que quer que o seu negócio vença.

Normalmente medimos os resultados da estratégia da web utilizando taxas como as de conversão e de rendimento. E foi o que fizémos mais acima. Mas são apenas vendas. E que tal medir os lucros? Ou pelo menos as receitas líquidas ou os custos de aquisição?

Vai concordar que faz todo o sentido, certo? Contudo, raramente o fazemos. O problema não está na capacidade das ferramentas de análise da web. O problema está apenas na nossa vontade de o fazer.

Vamos estabelecer aqui que o custo é importante. Este é o relatório personalizado que ajuda os clientes a compreender a verdadeira visão end-to-end da performance das suas campanhas de marketing digitais.

campaign cost analysis custom report setup ecom

Preparação do relatório para analisar os custos da campanha

As dimensões são o Source/Medium, se aprofundar até “Campaign” (Campanha) e depois até “Device Category” (Categoria dos Dispositivos) – porque existem diferenças consideráveis na performance, assim que chega a “Mobile” e a “Tablets”.

Esta é a aparência do relatório quando tiver todos os dados a correr.

campaign cost analysis custom report ecommerce

Análise personalizada de uma campanha no relatório ecommerce

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

É possível ver quanto dinheiro gastou, com que frequência apareceu no canal de publicidade, quantas pessoas foram parar ao seu website, resultando em quantas sessões (cliques e sessões nunca se juntam, se estiverem próximos um do outro). Depois chega aos dados interessantes, ao focus na performance: Click-Through Rate (CTR), Cost-Per-Click (CPC) e Per Session Value (PSV).

“O contraste entre os últimos dois é particularmente importante”, sublinha Avinash. Se estiver a pagar $1.33 por visita no seu website, o valor de $1.66 é suficiente para entregar um resultado positivo? Sobretudo depois de contabilizar o seu salário? Nem sempre pensamos neste assunto com o devido cuidado.

Repare na seta vermelha em “Sessions”. Só temos os dados do custo para 4.35% das sessões, o que é verdadeiramente pouco neste caso, porque mais de 35% do tráfego vem de esforços que envolveram pagamentos (Email, Display, Social, Affiliates, etc.). Infelizmente só conseguimos resposta  para o Paid Search.

No entanto, é possível importar dados de custo para o Google Analytics sobre os custos de todos os seus esforços “Paid” (pagos), como o email, os cartazes (caso lhes tenha incluído um url), o Social Media. Veja aqui como importar para o Google Analytics dados de publicidade de fora do Google.

Para fazer download deste relatório Personalizado, entre na sua conta Google Analytics e clique aqui: AK: All Campaigns: Cost Analysis: Ecom

Avinash também criou uma versão mais restrita deste relatório para websites não comerciais, porque o custo é importante para todos nós. O autor investiu em anúncios no Facebook para que o Facebook mostrasse mais posts a mais pessoas que já gostam da sua página.

campaign cost analysis custom report setup non-ecom

Configuração do relatório personalizado para a análise dos custos de campanha do website não comercial

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

Apenas um pouco mais focado no lado das métricas, com as mesmas dimensões e drilldowns.

Este é um relatório de um blog não comercial, que usa o email marketing para ficar próximo dos clusters (grupos) da sua audiência:

25 campaign_cost_analysis_custom_report_non_ecom

O custo dos dados para as campanhas de email foi puxado para dentro do Google Analytics, e pode ver facilmente como é que esta imagem end-to-end nos pode ajudar a compreender o valor total que o email marketing oferece. Observe aquele CPC!

Para fazer o download deste relatório personalizado, entre na sua conta do Google Analytics e clique aqui: AK: All Campaigns: Cost Analysis: Non-Ecom

5. Métricas Chave: Visualização do Map Overlay

Este último relatório mostra como usar relatórios personalizados para criar uma boa visualização dos dados. Como Avinash faz muitas apresentações internas e externas, o seu objectivo é simplificar ao máximo a apresentação de dados. Para ajudar, recorre a uma estratégia que lhe permite puxar a visualização do Map Overlay no Google Analytics.

O que é que pensa deste tipo de apresentação?

key_metrics_map_overlay_dashboard

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

Apesar deste espaço ser pequeno para ver bem os quatro conjuntos de dados, estamos certos que consegue ver muitas tendências e padrões interessantes nesta imagem. Seleccione os mesmos estados e observe-os nos restantes mapas.

O tráfego é muito desproporcionado na Califórnia e no Texas, mas o Valor Por Sessão (Per Session Value) e a Duração Média da Sessão (Avg. Session Duration) são muito mais diversificados. Estaremos apenas a receber tráfego subóptimo da Califórnia? E porque não recebemos mais do Nevada? E o que é que se está a passar no meio do país em termos de investimento? O que se passa naquele estado quadrado e porque é que não gastam mais dinheiro connosco quando passam bastante tempo no website?

Este tipo de imagem sem números serve claramente para fazer apresentações. Mas perante um grupo de pessoas, talvez seja o que necessita para afastar a atenção dos números de modo a fomentar outro tipo de discussão.

map_overlay_custom_reports

Relatório personalizado com sobreposição de mapas (Map Overlay)

Avinash Kaushik estabeleceu um nível de Zoom para o país, como sendo os Estados Unidos da América, e estabeleceu a dimensão para a Região. É possível alterar o mapa de acordo com as necessidades (Mundo, Continente, Sub-Continente, País, Região, Cidade).

O autor apresenta este relatório de modo a que possa fazer um uso inteligente do Map Overlay, mas também para o inspirar a afastar os dados ao máximo quando terminar a sua análise. O objectivo não é o de impressionar as pessoas com dados e sim o de conduzir uma discussão sobre o que fazer e que tipo de impacto podem certas acções ter no negócio.

Para fazer download deste relatório personalizado, entre na sua conta do Google Analytics e clique aqui: AK: KPIs: Map Overlay Visualization

Bónus: Falando da visualização de dados, Avinash sugere mais fontes de inspiração (em inglês):

1. 7 Data Presentation Tips: Think, Focus, Simplify, Calibrate, Visualize
2. Data Visualization Inspiration: Analysis To Insights To Action, Faster!
3. Great Storytelling With Data: Visualize Simply And Focus Obsessively

Os relatórios personalizados são uma ferramenta poderosa no seu arsenal.

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

Agora é a sua vez!

Tem os seus relatórios personalizados favoritos? Daqueles que não consegue viver sem eles? Se sim, pode ser generoso e partilhar links com eles de modo a que todos possamos beneficiar? Que mudanças faria a qualquer um destes cinco relatórios de Avinash Kaushik para os tornar mais eficazes? “O que é que eu posso recolher? O que é que eu posso adicionar? Existe uma estratégia mais interessante que eu desconheça?”

Por favor, partilhe os seus relatórios personalizados, as suas sugestões, críticas e lições através do espaço de comentários. Se o fizer em inglês, clique aqui para comunicar directamente com Avinash Kaushik. Mas se o pretender fazer em português, utilize a ferramenta de comentários desta página.

Para fazer download de mais sete relatórios personalizados (em inglês):

Download dos relatórios Page Efficiency Analysis V2, Visitor Acquisition Efficiency Analysis e Paid Search Performance Analysis: 3 Awesome, Downloadable, Custom Web Analytics Reports

Download dos relatórios Paid vs. Organic Search Performance, PPC Keyword/Matched Query, End-to-End Paid Search: Google Analytics Custom Reports: Paid Search Campaigns Analysis

Download do relatório Content Efficiency & Keyword Drilldown Ecommerce: Produce Actionable Insights: Mate Custom Reports With Adv Segments!

Pode ler o artigo original de Avinash Kaushik aqui.

Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode fazê-lo aqui.

Consulte a lista dos próximos eventos realizados pela Markedu e veja se algum dos nossos webinars, workshops ou masterclasses aborda este tema

SEO Workshop Markedu

Partilhe o artigo com os seus amigos e colegas nas redes sociais

 

By | 2016-12-14T16:39:40+00:00 Novembro 4th, 2015|Google Analytics, Marketing Digital|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

Leave A Comment