• 6 Tácticas para iniciar o SEO do seu website

6 Tácticas para iniciar o SEO do seu website

Todos os websites têm necessidades diferentes de SEO (search engine optimization), mas Stoney deGeyter providenciou-nos algumas indicações certeiras para avançar logo de início com o pé direito.

Como não existe uma abordagem única, a resposta de Stoney à questão “por onde começar no SEO” é encontrar primeiro a maior necessidade do seu website.

É como pagar as contas do cartão de crédito. Começa-se a pagar primeiro a que tem maior taxa de juro para no total pagar menos em juros e reduzir a dívida.

Se está a dar os primeiros passos no SEO, quer internamente ou através de uma agência ou consultor, observe as seis áreas que a seguir apresentamos para determinar se representam um problema para si. Se assim for, então também representam um grande ponto de partida para os seus esforços de marketing.

1. Optimize as suas Tags

Muitos SEOs focam os seus esforços à volta da pesquisa de keywords. Esta pesquisa é a base de quase todos os seus esforços online, com um grande ênfase na optimização on-page dos seus conteúdos.

Mas em websites grandes, com centenas de páginas, produtos ou serviços, não é plausível realizar optimização detalhada para cada página de forma rápida.

Em vez esperar até poder optimizar todas essas páginas, pode começar por optimizar algumas tags-chave primeiro. E isso inclui:

  • Title Tag
  • Meta Description Tag
  • H1 Heading Tag
  • Other Heading Tags
  • Alt Tags

Em cada página, vai querer certificar-se de que cada tag é única e representativa do conteúdo dessa página em particular. Se tiver algum resultado da sua pesquisa de keywords que encaixe nessa página, use-o.

Uma optimização detalhada não é necessária nesta fase, que aborda linhas gerais. Seja rápido e avance.

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2. Insira Conteúdos Básicos

É surpreendente a quantidade de websites cujas páginas têm pouco ou nenhum conteúdo. Muitas delas referentes a categorias de produtos e sub-categorias de páginas de websites de ecommerce. Normalmente vai querer que os visitantes vejam os seus produtos o mais rápido possível. Conteúdos no topo de página podem empurrar os produtos mais para baixo, fazendo com que alguns visitantes não os vejam, a menos que deslizem a barra de rolagem (scroll).

Existem muitas formas de introduzir conteúdos enquanto garante que as linhas de topo com os produtos ainda são visíveis, sem deslizar ao longo da página. Observe como a Jo-Ann Fabrics o faz:

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Aqui, o objectivo é garantir que tem conteúdos nessas páginas. Muitos argumentam que as pessoas apenas querem os produtos, e é verdade para muitos clientes. Mas um número considerável de visitantes ainda se encontram na fase de pesquisa e bons conteúdos ajudam a vendê-los devido ao valor que aportam aos produtos. Quando retira esse conteúdo, também elimina a sua capacidade de presuadir os visitantes a fazerem negócio consigo.

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Escreva um parágrafo curto para cada uma dessas págians. Não necessita de escrever um ensaio, nem precisa de optimizar na perfeição. Mais uma vez, trata-se simplesmente de oferecer aos seus visitantes e aos motores de busca algo queos ajude a compreender o valor dos produtos na página.

3. Elimine Conteúdos Duplicados

Muitos websites sofrem com programação que gera a duplicação de conteúdos e de múltiplos URL’s. É muito comum encontrá-la nos websites de ecommerce que usam produtos em múltiplas categorias, opções de filtro de produto.

Normalmente estes sistemas geram múltiplos URL’s exactamente para o mesmo conteúdo que é exibido, seja ele descrições de produto ou mesmo uma lista de produtos. Este conteúdo constituí um problema para os motores de busca e pode tornar-se num problema para o seu website caso queira que ele obtenha uma boa classificação.

Resolver problemas da duplicação de conteúdos pode ser um empreendimento massivo, dependendo do website, mas compensa a longo prazo. Nesse caso vai ter de trabalhar com o seu SEO e um developer.

Nunca coloque essa tarefa apenas nas mãos de um developer. Eles normalmente não compreendem as complexidades do SEO e podem causar sem querer problemas completamente novos enquanto solucionam este.

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4. Melhore a Navegação do seu Website

Quaisquer alterações que faça na navegação do seu website vão normalmente ser complexas, mas são importantes para iniciar os seus esforços de marketing.

O melhor exemplo disto é quando vê websites com uma mão cheia de categorias de produtos ou serviços escondidos debaixo dos links de navegação onde lê “produtos” ou “serviços”.

Porque é que não faz sentido fazê-lo? Porque a primeira coisa que os seus visitantes querem ver é aquilo que tem para oferecer. Estão menos preocupados (por agora) em contactá-lo, em obter informações sobre si, em compreender a sua filosofia, em ler o seu blogue e por aí fora.

Uma forma fácil para melhorar a navegação do seu website é mover as suas categorias de produto/serviço para a área de navegação principa, como o website do Kohl faz:

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Tudo o resto deve ser secundário (mas não escondido). Quando os visitantes aterram no seu website, deveriam ser capazes de dizer imediatamente o que oferece ao observar apenas a sua barra de navegação principal.

5. Aumente a Velocidade do Website

A velocidade de um website é cada vez mais uma questão importante para os algoritmos. Eles querem disponibilizar websites que oferecem a melhor a experiência ao consumidor e a velocidade do website faz parte dela. E com isto, não me refiro a melhorar o tempo de download em algumas fracções de segundo, mas antes em tratar de ganhos maiores.

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Consoante o seu website se tornar mais rápido, assim irá obter um decréscimo de rendimentos – vai precisar de equilibrar o tempo dispendido na melhoria da velocidade com os restantes ganhos. Mas se nunca fez nada para optimizar a velocidade do seu website, existe uma boa possibilidade de alguns bons ajustes aqui e ali lhe darem um boost substancial.

O seu primeiro objectivo é simplesmente o de assegurar de que não existe qualquer desconforto na espera para abrir as suas páginas. Se houver um tempo de espera, torna-se aborrecido e precisa de ser revisto e reparado.

Se conseguir que cada página abra em poucos segundos, pode descansar durante uns tempos e focar-se noutra questão.

6. Mobilize o seu Website

Os dispositivos móveis são normalmente o ponto de partida para que quem pesquisa se envolva com o seu website. Estejam a pesquisar ou a efectuar uma compra, o uso do mobile tem vindo gradualmente a ultrapassar o uso de desktops, tornando-o num aspecto cada vez mais importante para o web marketing. De tal forma que tornar o seu website mobile-friendly deveria ser o seu primeiro pensamento.

Para se manter na linha da frente, os websites de hoje precisam de ser primeiro desenhados para o mobile e só depois para o desktop. Os visitantes precisam de ter pelo menos uma boa experiência – se não melhor que boa – no website mobile, tão boa como a têm no desktop. Veja o website da Wikipedia como exemplo:

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Se não tiver um bom website para ser consultado através de dispositivos móveis, resulta em menos visitantes que o podem encontrar através da pesquisa e numa baixa taxa de conversões.

Não existe uma fórmula universal para dar início ao SEO. Depende nas necessidades do seu website. É claro que um website pode ter muitas necessidades e vai ter de escolher algumas. Se alguma destas áreas do SEO necessitarem de ser reparadas dentro do seu website, diria que é o melhor sítio para começar.

Ao reparar qualquer uma ou todas as questões aqui assinaladas, estará a dar fundações mais fáceis ao seu website. É sobre essas fundações que o resto dos esforços de marketing vão ser construídos e os seus sucessos aumentam e caem sobre essas fundações.

Se pretender ler este artigo na sua versão original (em inglês), clique aqui.

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By |2017-11-19T17:48:02+00:00Maio 5th, 2016|Marketing Digital, Search Engine Optimization|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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