• 7 dicas para obter sucesso no Marketing Digital e Mobile

7 dicas para ter sucesso no Marketing Digital e Mobile, por Michael Leander

Em entrevista ao Economy.bg, Michael Leander apresentou 7 ideias que lhe permitem obter melhores resultados no marketing digital e mobile.

Michael Leander - CEO at Markedu

Michael Leander é orador internacional de marketing, com mais de 20 anos de experiência, e formou profissionais em mais de 40 países.

1. Os gestores de marketing têm medo de errar (marketing de inovação)

A gestão de marketing evita frequentemente aventurar-se em novas áreas ou em experimentar novas técnicas de marketing, por elas envolverem algum risco. Mas é importante que os gestores de marketing estejam atentos à inovação, encontrem formas de explorar novas oportunidades e aprendam como elas podem ajudar as suas marcas.

2. Crie uma cultura de experimentação no seu departamento de marketing

Falhar faz parte do sucesso. O marketing não é uma ciência exacta e nenhum especialista no mundo pode dizer-lhe exactamente o que precisa de fazer para ter sucesso. Portanto, é necessário experimentar. Se falhar, não há problema, desde que aprenda com a experiência e utilize a aprendizagem para seguir em frente.

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3. Meça o efeito das suas actividades de marketing

Obviamente que é importante medir todas as suas actividades de marketing, mas o que é surpreendente é que poucos o fazem. Comece por identificar os seus objectivos, defina os seus KPIs (indicadores-chave de desempenho) e encontre uma forma simples de medir os seus resultados. Certifique-se também que tem tempo para analisar os seus dados e tomar medidas, caso seja necessário.

4. Foque-se na experiência do seu público-alvo

A experiência que oferece ao seu público-alvo tem um papel crucial na forma como envolve o consumidor com a sua marca e o leva a comprar pela primeira vez. O seu esforço de marketing e branding tem um grande papel na experiência da sua audiência, certifique-se que o seu público-alvo tem uma boa experiência de A a Z.

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5. Os conteúdos estão a tornar-se numa grande parte dos esforços publicitários

Conteúdo significa acrescentar valor ao seu público-alvo. Acrescentar valor envolve muitas coisas, mas muitas das vezes passa por entender quais são os problemas do seu público-alvo e ajudar a resolvê-los. Utilize o seu conteúdo para se envolver com o seu público-alvo, construir confiança e levá-lo a comprar.

6. Entender as características de cada indivíduo do seu público-alvo, as suas necessidades e como servi-lo melhor

Esta é das tarefas mais difíceis, pois requer perfilar cada indivíduo, mas vale a pena o esforço. Foi provado, mais do que uma vez, que a comunicação segmentada supera a comunicação de massas por múltiplos de 5, 10, 15. Descubra como obter mais informação sobre a sua audiência, armazene a mesma na sua base de dados de marketing e utilize-a para potenciar todos os touchpoints com o seu público-alvo.

7. Na publicidade online e mobile pague por acções e não por exposição

Na maioria das vezes, pagar por exposição (CPM) é uma má ideia, mas pagar por acções que queira – como por exemplo cliques (CPC) – é muito melhor. Em alguns mercados, as empresas de meios oferecem custo por registo (CPL) ou até por encomenda (CPO), o que naturalmente é a melhor solução para as indústrias onde é aplicável.

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A função do marketer é um verdadeiro desafio, devido às constantes alterações e à rapidez das mesmas. Para chegar ao topo e conseguir manter-se lá, necessita de se adaptar às novas abordagens e aplicá-las às suas estratégias de marketing.

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Bónus: Se foi levado a crer que o marketing digital e o mobile são apenas o que interessa, tenha cuidado! É muito provável que mais de 25% do seu público-alvo ainda esteja fortemente envolvido no que se chama de “old media”.

Isto significa que o “old media” – normalmente entendido como menos sexy – ainda é importante. O “direct mail” ainda oferece óptimos resultados se o fizer de forma correcta, bem como outros tipos de publicidade tradicional, como o outdoor, a rádio, a TV, etc.

O seu trabalho é alcançar o seu público-alvo, onde ele se encontra e não sobre as últimas novidades só porque pensa que é mais “cool”. O seu trabalho no marketing deve incidir muito mais sobre as prioridades e aprender como gerar os resultados pretendidos.

Lembre-se que mais de 95% das empresas não conseguiram produzir resultados através das suas actividades de social media marketing.

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By | 2016-12-14T16:39:48+00:00 Abril 24th, 2015|Marketing Digital, Mobile Marketing|

About the Author:

Michael Leander
Michael Leander, fundador da Markedu, é um reconhecido e premiado orador/formador na área do marketing, tendo apresentado palestras em mais de 40 países em 6 continentes. Como consultor, Michael Leander trabalhou, com empresas como a Bang&Olufsen, Maersk, IKEA Bank, Philips, IBM e Toyota.

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