• Campanha da Lotaria de Natal espanhola faz sucesso além fronteiras

Campanha da Lotaria de Natal espanhola faz sucesso além fronteiras

A campanha da Lotaria de Natal espanhola, que tem por título “O Melhor Prémio é a Partilha”, está a fazer sucesso nos social media e junto da comunicação social a nível internacional.

Entre muitos aplausos e pelo menos uma polémica, o vídeo desta campanha já obteve mais de 3 milhões de visualizações, entre a sua publicação no Youtube a 16 de Novembro e o dia 25 do mesmo mês.

“Justino”, filme da campanha “O Melhor Prémio é a Partilha”:

Este valor foi contabilizado tendo apenas em conta a página de Youtube do anunciante “Loterías y Apuestas del Estado”. Mas o número de visualizações será consideravelmente maior, se contabilizarmos as cópias que têm vindo a ser publicadas nas contas de vídeo de websites de informação, além das contas de vídeo dos fãs que contribuem para a dar a conhecer.

Este filme de cinema de animação é um dos nove anúncios da campanha espanhola da Lotaria de Natal e tem vindo a chamar a atenção dos críticos da especialidade à escala global, ao ponto da norte-americana Ad-Week pedir desculpa aos britânicos, mas não pode deixar de afirmar que “este é o anúncio a observar este ano”.

Segundo esta publicação, “a Grã-Bretanha é o país que tem tornado o Natal num showcase da publicidade”, mas este ano foi destronada pela campanha da Lotaria de Natal espanhola criada pela Leo Burnett Madrid.

Quase todos os títulos da especialidade, e mesmo os órgãos de comunicação social generalistas, espanhóis e anglo-saxónicos estão a endereçar este novo caso de sucesso. Do Huffington Post à Cosmopolitan, do El País (artigo em inglês) ao The Irish Times, do Daily Mail à MTV e entre outros, o El Mundo.

No entanto, o El Diario aborda uma situação alegadamente polémica pois os profissionais de cinema de animação espanhóis duvidaram da origem da empresa que terá concebido tão belo anúncio. O estúdio de animação que o realizou, não era de todo espanhol e sim sueco.

Campanha da Lotaria de Natal espanhola faz sucesso além fronteiras

O nome do estúdio de animação foi descoberto através do logótipo que surge no filme do “making off” deste anúncio. Na imagem, está presente no monitor da direita e aparece no minuto 1:10.

Perante a falta de informação por parte da Leo Burnett de Madrid, jornalistas e profissionais do cinema de animação espanhóis descobriram que a empresa responsável pela realização do filme chama-se Milford, porque alguém terá tomado atenção ao logótipo que surge no minuto 1:10 do vídeo “making off”.

“Making off” do filme “Justino”:

A lotaria de Natal espanhola, distingue-se de outras lotarias porque desde 1812 que os ganhos são partilhados por um grupo de pessoas que adquire um talão em conjunto. Como essa noção de partilha reflecte o que se busca no espírito de Natal e este filme expressa-a tão bem, que tem vindo a comover muitos dos que o vêm, tendo-se tornado viral.

Sinopse do filme “Justino”

Justino é uma guarda de segurança de uma fábrica de manequins. Ao trabalhar no turno da noite, nunca se consegue cruzar com os seus colegas de trabalho do turno de dia, mas ironicamente passa as suas noites rodeado de figuras humanas.

A sua solidão e vontade de partilhar levam-no primeiro a interagir com os manequins e, mais tarde, a comunicar com os seus companheiros do turno de dia através deles. Na sua vontade de fazer coisas pelos demais, Justino chega-se a esquecer de si próprio, mas o destino vai dizer que os seus colegas do turno de dia não se esquecem dele.

A campanha deverá decorrer nos seguintes media: Imprensa, Rádio, Outdoor, Cinema, Display, Redes Sociais

Mais informação em: Fabrica de Maniquices | Para acompanhar cada dia na fábrica clique aqui 
Para conhecer o Justino clique aqui | Música: “Nuvole Bianche” por Ludovico Einaudi, arranjos de Joan Martorell.

Créditos

Anunciante: Loterías y Apuestas del Estado
Produto: Lotaria de Natal
Campanha: “El Mayor Premio Es Compartirlo” / “O Melhor Prémio é a Partilha” / “The Greatest Prize Is Sharing”
Agência: Leo Burnett Madrid

Campanha da Lotaria de Natal espanhola faz sucesso além fronteiras

Uma das cenas do filme da campanha da Lotaria de Natal espanhola onde Justino interage com os manequins

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By |2017-11-29T12:20:59+00:00Novembro 25th, 2015|Campanhas e Case Studies de Marketing e Publicidade, Vídeos|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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