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Campanhas Vencedoras: Bosse’s Milk – Lidl

As melhores campanhas de publicidade, marketing e comunicação merecem ser documentadas e revistas, porque nos ensinam e inspiram. Esta semana revemos a campanha “Bosse’s Milk” (O Leite do Bosse) do Lidl, que conquistou o prémio de bronze do Festival Eurobest em 2014 na categoria de campanha de comunicação integrada, marketing directo e entre várias outras conquistas recebeu o galardão de Ouro no festival Cannes Lions de 2015.

Ao longo das próximas semanas iremos reviver algumas das melhores campanhas mundiais. Junte-se a nós, acompanhe-nos através da nossa newsletter!

Briefing

Os suecos são doidos por leite. Nomeadamente pelo seu leite. Nunca o deixam de beber, nem mesmo quando chegam à terceira idade. Mas tem de ser leite de vacas suecas. O Lidl, cadeia de supermercados alemã só vende leite de vacas suecas na Suécia. Mas por algum motivo alguém achou que o leite vinha da Alemanha, o que conduziu a uma quebra nas vendas de leite no Lidl. Até que a agência encontrou um post no Facebook, de um homem chamado Bosse que questionava a origem do leite que o Lidl vendia: “Porque carga de água haveria eu de comprar leite alemão?” Esse seu pequeno post, acabou por receber uma grande resposta.

Execução Criativa

Case study - Bosse's Milk, Lidl Discount Food StoreDurante anos, e através de campanhas tradicionais, o Lidl tentou convencer as pessoas de que o leite que vendia nas lojas da Suécia era de origem sueca. Mas as pessoas não acreditavam, então algo de extraordinário tinha de ser feito. Ao usar o Sr. Bosse como um dos seus maiores opositores e ao dar um novo e super nome sueco ao leite, as pessoas perceberam finalmente de que se tratava de um produto sueco.

Solução Criativa

A agência focou-se no Sr. Bosse e fez com que todo o país o soubesse. Se o conseguissem convencer, conseguiriam convencer qualquer outro. Redesenharam a embalagem e deram-lhe um novo nome: o leite do Bosse. A campanha foi nacional e impressa em todos os outdoors do país. Todas as embalagens de leite foram impressas com o novo design, totalizando 2,650 milhões embalagens. E para garantirem que o sr. Bosse não perderia a mensagem, um avião voou para trás e para a frente ao pé da sua janela com uma mensagem que lhe foi dirigida. No final da campanha, o Sr. Bosse fez um novo post no Facebook: tinha sido convertido.

Resultados

O Lidl vendeu mais leite na Suécia do que nunca. As 2,650 milhões de embalagens de leite foram vendidas. As vendas de leite aumentaram em 8,2%, por comparação ao mesmo período no ano anterior. A campanha chamou a atenção dos media, surgiram milhares de posts e imagens nos jornais, blogues e outros social media. Mas mais importante do que tudo, o Sr. Bosse foi convencido e passou a comprar todo o seu leite no Lidl.

Case study - Bosse's Milk, Lidl Discount Food Store

Cliente: Lidl
Agência: Ingo Stockolm, Suécia
Categoria: Campanha Integrada, Marketing Directo
Campanha: Bosse’s Milk

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By |2016-12-14T16:39:40+00:00Outubro 16th, 2015|Campanhas e Case Studies de Marketing e Publicidade|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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