• Inglorious Fruits and Vegetables

Campanhas Vencedoras: “Inglorious Fruits and Vegetables” – Intermarché

As melhores campanhas de publicidade, marketing e comunicação merecem ser documentadas e revistas, porque nos ensinam e inspiram. Esta semana revemos a campanha “Inglorious Fruits and Vegetables” (Frutas e Vegetais Inglórios) do Intermarché, que conquistou o galardão de Ouro do Festival Eurobest em 2014 na categoria de campanha de Comunicação Integrada e entre vários prémios recebeu também o Top Prize do International Andy Awards.

A Campanha

A cada ano e em todo o mundo, deitamos fora mais de 300 milhões de toneladas de frutas e vegetais. Porquê? Por causa do seu aspecto (57%).

Como a União Europeia fez de 2014 o ano contra o desperdício alimentar, a terceira maior cadeia de supermercados francesa Intermarché decidiu tentar mudar a percepção dos seus clientes, encorajando-os a adoptar um novo comportamento.

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The Ridiculous Potato IntermarcheO Intermarché lançou os “Inglorious Fruits and Vegetables” (frutas e vegetais inglórios), uma campanha global (filme, impressão, oudoor, rádio, in-store, RP, social media) para reabilitar as frutas e os vegetais “imperfeitos” ao celebrar a beleza da “batata ridícula”, da “laranja hedionda” ou do “limão falhado”…

A ideia era mostrar às pessoas que embora o aspecto não fosse o melhor, estes frutos e vegetais eram tão bons como os outros, mas 30% mais baratos. Por isso, comprá-los era tão bom para a carteira do cliente como para o planeta inteiro.

Com esta operação, que recebeu uma cobertura massiva pelos media nacionais, o Intermarché demonstrou mais uma vez a sua divisa “unidos contra uma vida cara” abrindo a porta desta iniciativa a outras cadeias de supermercados.

Sucesso da Campanha

“Os nossos novos tipos de frutas e vegetais foram um sucesso imediato porque toda a gente ganha. Os consumidores obtém a mesma qualidade de produtos pagando um preço mais baixo, os produtores recebem por produtos que são normalmente deitados fora e o Intermarché aumenta as vendas ao vender uma nova linha de produtos”, disseram os responsáveis da marca.

Fruits-Legumes-Moches-IntermarcheO Intermarché vendeu em média 1.2 toneladas por loja durante os primeiros dois dias e muitas das qualidades de frutas e vegetais esgotaram antes do tempo previsto para o reabastecimento. O tráfego dentro da loja aumentou em 24% e toda a secção de frutas e vegetais beneficiou da campanha enquanto as vendas aumentaram em 10%.

Com mais de 20 artigos impressos em jornais e revistas, 75 artigos na web, menções nas cadeias de televisão nacionais. A campanha chegou a mais de 13 milhões de pessoas em França e um mês depois a mais de 21 milhões! As menções ao Intermarché aumentaram em 300% nas redes sociais.

Esta campanha acelerou a mudança dentro do Intermarché e segundo a agência, pouco tempo depois cinco dos principais concorrentes lançaram uma oferta similar.

Como foi lançada e implementada em cada canal

O Intermarché fez todos os esforços para celebrar estas “frutas e vegetais inglórias” da forma que mereciam ser celebradas. Em primeiro lugar, as lojas Intermarché receberam a nova marca “inglórios” através de posters nos parques de estacionamento, autocolantes para janelas (vidro) e prateleiras, outdoors de tela e caixotes. A mesma nova marca foi replicada nos catálogos e plataformas de social media do Intermarché.

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Inglorious Food and Vegetables Lojas IntermarcheDepois, avançou com uma campanha massiva envolvendo 360 meios locais e nacionais: publicações, outdoors, TV, rádio e social media. Ao mesmo tempo, para garantir que os jornalistas e líderes de opinião falariam sobre esta oferta única, o Intermarché enviou mais de 60 cestos “gourmet” personalizados com frutas e vegetais “inglórios”, incluindo uma sacola especial, receitas para sumos de fruta feia e sopas de vegetais feios e toda a informação sobre a campanha global.

Por último, no dia do lançamento, incluíram o anúncio com a nova marca dentro das lojas, ocupando corredores, etiquetas e recibos de caixa das suas lojas. E para que as pessoas percebessem que eram tão bons como os outros, o Intermarché desenhou e distribuiu sopas de vegetais inglórios e sumos de frutos inglórios.

Inglorious Fruits and Vegetables

Cliente: Intermarché
Produto: Intermarché
Agência: Marcel Paris, França
Categoria: Comunicação Integrada
Campanha: Inglorious Fruits and Vegetables

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By | 2016-12-14T16:39:46+00:00 Outubro 8th, 2015|Campanhas e Case Studies de Marketing e Publicidade|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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