• Campanhas Vencedoras The world’s first all Lego ad break Filme

The world’s first all Lego ad break | Campanhas Vencedoras

As melhores campanhas de publicidade, marketing e comunicação merecem ser documentadas e revistas, porque nos ensinam e inspiram. Esta semana revemos a campanha “The world’s first all Lego ad break” que entre vários prémios internacionais, conquistou o Grand Prix na categoria Media, Media Use, e o Gold Eurobest na categoria Media, Products & Services do Festival Eurobest 2014.

Briefing

Para atingir os objectivos de bilheteira no Reino Unido, o filme “The LEGO” necessitava de chegar aos adultos que poderiam facilmente rejeitar um ” filme de brinquedos para crianças’. A agência, em parceria com a Warner, fê-lo através de uma solução de media que reavivava as memórias de infância sobre a magia da marca, com o intuito de desbloquear a criança que havia dentro de cada adulto.

Para criar um filme onde o mundo é feito de peças LEGO, a agência replicou essa experiência para os telespectadores britânicos que assistiam a um programa de televisão dirigido às famílias e que tinha a maior audiência ao fim-de-semana, chamado Dancing on Ice.

A experiência ganhou forma ao transformar anúncios de televisão existentes em conteúdos de marca para o filme The LEGO Movie – reconstruindo-os peça por peça com legos. Teria de ser um evento de TV que alegrasse adultos e crianças ao mesmo tempo. Foi uma ideia épica e sem precedentes – o primeiro anúncio de TV da Lego.

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

filme lego campanha The world’s first all Lego ad break

Cena do anúncio da British Heart Foundation transformado com peças da Lego

Execução Criativa

A agência abordou e assegurou a parceria com quatro marcas amigas da LEGO: a British Heart Foundation (BHF), a British Telecom, a Confused.com (seguros) e os hotéis Premier Inn e refez os anúncios de TV familiares com peças LEGO que estas organizações emitiam por essa altura, intercalando-os com a imagética dos personagens do filme e finalizando-os com o trailer. (N.B. Esta ideia inédita foi de tal forma apelativa que as quatro marcas pagaram os seus próprios custos de produção e media, para garantirem que faziam parte deste plano de comunicação).

A gestão da combinação das quatro marcas, cujos anúncios originais tinham sido criados por quatro agências diferentes e comprados por três agências de meios, a PHD contratou as empresas de produção para recriar os anúncios em LEGO, coordenando tudo para uma única pausa televisiva com a duração de 3 minutos e meio, apoiando a acção com o lançamento de uma estratégia de social media e de relações públicas.

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

campanhas-vencedoras-lego-anuncio

Imagem do filme da campanha “The world’s first all Lego ad break”

Resultados

Seis milhões de pessoas viram o anúncio da LEGO na TV, o social media entrou em “colapso”, conduzindo a mais de 1 milhão de buscas e visualizações no YouTube. A análise do pós-lançamento indicou que o anúncio influenciou um incremento de 5% das receitas de bilheteria na semana da estreia, resultando num ROMI (Return on Marketing Investment – Retorno de Investimento em Marketing) de £ 5,96 libras por cada £1 investida.

Por último, o anúncio de 3 minutos e 30 segundos foi testado de forma independente pela empresa de estudos de mercado YouGov, que o descreveu como o melhor anúncio que tinha medido. Ao agregar os quatro anúncios num pedaço de “LEGO – entretenimento”, a pausa para a publicidade tornou-se mais agradável em cerca de 14% do que se tivessem sido emitidos os anúncios originais.

Confused The world’s first all Lego ad break Anuncio

Cena do anúncio da Confused.com transformado com peças da Lego

Cliente: Warner Bros.
Agência: PHD London, Reino Unido
Categoria: Media (Eurobest)
Campanha: The world’s first all Lego ad break

Campanhas-Vencedoras-LEGO

Apresentação da campanha “The world’s first all Lego ad break”

Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode fazê-lo aqui.

Consulte a lista dos próximos eventos realizados pela Markedu e veja se algum dos nossos webinars, workshops ou masterclasses aborda este tema

Ao longo das próximas semanas iremos reviver algumas das melhores campanhas mundiais. Junte-se a nós, acompanhe-nos através da nossa newsletter!

Partilhe o artigo com os seus amigos e colegas nas redes sociais

By |2016-12-14T16:39:39+00:00Novembro 18th, 2015|Campanhas e Case Studies de Marketing e Publicidade|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.