• Campanha Make Up Genius Virtual Mirror da L'Oréal Paris

Case Study: “Make Up Genius Virtual Mirror” da L’Oréal Paris

As melhores campanhas de publicidade, marketing e comunicação merecem ser documentadas e revistas, porque nos ensinam e inspiram. Esta semana revemos a campanha “Make Up Genius Virtual Mirror” que, entre outros, conquistou o prémio Bronze do Festival Eurobest 2015 na categoria Use of Mobile Marketing.

A campanha “Make Up Genius Virtual Mirror” da L’Oréal revolucionou a experiência de compra de maquilhagem

Quando se trata de maquilhagem, a maior parte dos potenciais clientes prefere experimentar antes de comprar. Mas a capacidade para testar produtos não é como se examinasse lentamente os corredores de uma loja. Reconhecendo isso, a L’Oréal quis revolucionar a experiência de compra de maquilhagem e criou o Makeup Genius.

A app iOS permite que os consumidores digitalizem as suas próprias características, naveguem por um catálogo e virtualmente apliquem a maquilhagem antes de efectuar a compra. Os clientes também podem digitalizar os códigos de barra dos produtos dentro da loja para os testar com a app. Se um consumidor encontra um produto que gosta, pode guardá-lo na área de armazenamento do telemóvel. A app também dá a opção de partilhar o novo look com os amigos no Twitter e no Facebook.

Para trazer o Make Up Genius à vida, a L’Oréal trabalhou com a Image Metrics, empresa produtora de software de reconhecimento facial para jogos de vídeo e fimes. Com esta tecnologia, um dispositivo móvel na câmara torna-se num espelho virtual. A app captura 64 pontos de dados no rosto, permitindo-lhe discernir entre a pele dos lábios e a pele do rosto. Esta tecnologia também é capaz de reconhecer outros contornos faciais.

Video Case Study da Campanha da L’Oréal, “Make Up Genius Virtual Mirror”

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Briefing “Make Up Genius Virtual Mirror”

A L’Oréal teve de gerir pela primeira vez o lançamento de um serviço como se fosse um novo produto. Uma mudança cultural massiva. Com esta campanha, a marca entrou num território novo de marketing service, alocando o mesmo tipo de orçamento como se tivesse a lançar um novo produto ou marca.

Desafio – Os balcões na cosmética são sítios com grande escolha e confusão, as mulheres normalmente mantém-se no que já conhecem. Experimentar algo novo torna-se difícil.

Objectivo – Neste ambiente, a equipa da L’Oréal tinha de aumentar o número de experimentações de produtos.

Estratégia – Existem muitas apps baseadas na imagem parada, mas não ajudam os consumidores a obter um conselho real, uma simulação real. O que é que aconteceria se oferecesse uma forma totalmente nova para se maquilharem? Com o Makeup Genius, a L’Oréal oferece aos clientes a possibilidade de experimentar os produtos que de outra forma poderiam não ter experimentado ou considerado e comprá-los directamente online.

Make Up Genius Virtual Mirror App

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Solução Criativa “Make Up Genius Virtual Mirror”

O lançamento da app Make Up Genius e a conferência de imprensa decorreram em Cannes com influenciadores chave e o apoio global dos porta-vozes da L’Oréal Paris. O Make Up Genius baseia-se numa criatividade originada na centralização. A App foi introduzida em 46 países através da publicidade e da activação digital. A campanha de 360º destacou:

  • Impressões dedicadas e publicidade na TV
  • Cobertura da acção de RP nos media de maior dimensão
  • Um anúncio de TV a realçar os porta-vozes da L’Oréal Paris a descobrirem a app e a experimentá-la
  • Vídeos virais no YouTube com trailers digitais a realçar porta-vozes locais para dar cobertura às zonas principais
  • Activação de Bloggers e influenciadores nos Social Media; Call to Action em todas as impressões de produtos de maquilhagem L’Oréal Paris’
  • Alcance da audiência social à escala global; Marketing directo
  • Activação directa da base de dados E-CRM da L’Oréal Paris
  • Banners
  • Eventos de relações públicas e endossos: lançamento com porta-vozes globais e locais
  • Push nos websites da marca

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Resultados da campanha “Make Up Genius Virtual Mirror”

  • Uma inovação tecnológica/digital que coloca a marca um passo à frente em relação à concorrência
  • Um imenso benefício na imagem por ser a primeira marca a oferecer um serviço tão realístico e útil aos consumidores
  • Número de países que adoptaram a app: 46
  • Número de downloads da app a nível mundial: 14.3 milhões
  • Acumulação do número de looks experimentados a nível mundial: Mais de 60 milhões
  • Acumulação do número de produtos experimentados a nível mundial: Mais 267 milhões
  • Os objectivos de download nalguns mercados foram atingidos ou excedidos antes da campanha de media pago ter sido iniciada
  • A app manteve a primeira posição na categoria lifestyle na App Store durante 4 semanas após o lançamento e foi partilhada mais de 495 mil vezes

Créditos: Produto/Serviço – Virtual Make Up Mirror Apps | Cliente – L’Oréal Paris | Categoria – Use of Mobile Marketing | Agência – McCANN Paris

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By | 2016-12-14T16:39:37+00:00 Fevereiro 5th, 2016|Campanhas e Case Studies de Marketing e Publicidade|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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