• Dicas para compreender e desenhar landing pages optimizadas

Dicas para compreender e desenhar landing pages optimizadas

Não há como negar que a Internet pode construir ou destruir o seu negócio baseando-se no quão visível ele pode ser para os consumidores. Por isso nunca é demais realçar o quão necessário é construir um website user-friendly e atraente, capaz de mostrar tudo o que tem para oferecer.

Com landing pages bem desenhadas e optimizadas, tem a possibilidade de aumentar significativamente o tráfego e os lucros do seu website.

Durante a construção do seu website, conquistar uma posição elevada no ranking dos motores de busca e oferecer uma grande experiência ao visitante, são as melhores formas de obter os resultados de conversão que quer ver.

Uma estratégia que tem sido usada ao longo dos anos para conseguir atingir estes objectivos, mas que consegue ser difícil de compreender e empreender, é a criação de landing pages de SEO únicas.

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

1 Dicas para compreender e desenhar landing pages optimizadas

Descubra aqui se o seu website necessita de landing pages e como ter a certeza de que retira o máximo do seu trabalho.

A importância das landing pages

Se vai capitalizar com esta técnica, primeiro precisa de apreciar o potencial que as landings pages lhe podem oferecer. O objectivo é converter o máximo possível de leitores em leads e clientes.

As landing pages direccionadas a determinados públicos-alvo fazem-no ao ajudarem a levar o seu SEO e esforços de marketing um passo à frente, trazendo com elas visitantes para a homepage.

Usar informação clara, elas podem conduzir os utilizadores a fazerem o que gostaria que eles fizessem: compras, subscrever a newsletter, uma encomenda…

Quando comparado com as landing pages, o analytics para páginas de serviço ou home pode ser muito mais difícil para medir o sucesso. As landing pages oferecem-lhe a possibilidade de facilmente ver que tipo de métricas está a obter, como a demografia as taxas de bounce e outros comportamentos.

Por isso, pode medir o valor de qualquer landing page e ajustá-lo para uma melhor optimização, consoante as necessidades.

As landing pages também o ajudam a classificar keywords distintas e servir como um lugar onde pode incluir os resultados alcançados e exibir a sua experiência. Isto aumenta a confiança e a credibilidade da sua marca.

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

A finalidade das landing pages para o PPC e o SEO

Embora um se concentre nos resultados de publicidade e outro nos resultados do tráfego orgânico, as landing pages são normalmente usadas para suportar quer as campanhas de PPC (pay-per-click) quer as de SEO. Cada uma vai dirigir-se às suas keywords e ajudar a colocar as pessoas onde gostaria que elas fossem no seu website.

Outros Artigos:  A entregabilidade das minhas actividades de email marketing é péssima, e agora?

Contudo, o elemento diferenciador reside nas landing pages PPC, o conteúdo, a imagética devem corresponder a seja ele o que for que esteja a promover na mensagem dos anúncios, de modo a fazer conversões rapidamente.

2 - Dicas para compreender e desenhar landing pages optimizadas

Por outro lado, as landing pages de SEO são destinadas a expressar a relevância da sua empresa nas pesquisas direccionadas por keyword.

Elas também partilham conteúdo útil que sublinha o porquê do seu negócio ser diferente de outros no mesmo sector de actividade, construindo um relacionamento e formando uma ligação com a sua audiência. Estas aumentam as probabilidades para repetir visitas.

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

Uma checklist de optimização de landing pages

A única forma das landing pages serem verdadeiramente eficazes e de ajudarem os rankings de SEO rankings, e por último as suas taxas de conversão, é se estão construídas para serem completamente optimizadas para a pesquisa.

É mais do atirar algumas paavras para uma página brandamente desenhada e pedir aos visitantes para preencherem um formulário. As taxas de bounce para este tipo de páginas são normalmente muito elevadas.

Ao usar esta checklist, consegue garantir que as landing pages do seu website são desenvolvidas com mérito:

  1. Comece por elaborar um template convidativo e claro que seja fácil de navegar para os designs da sua landing page;
  2. Garanta que o título da sua página inclui a localização e a frase-chave para o seu público, se for aplicável. O título da sua página deve ter mais do que 35 e menos do que 50 caracteres;
  3. Optimize a suas meta-descrições para obter um melhor CTR (click-through rate). Mantenha as suas meta-descrições entre os 50 e os 150 caracteres. Dica – Inclua o seu número de telefone para um click-to-call;
  4. Use um URL search engine-friendly curto, mas com a frase-chave e a localização. Exemplo: domain.com/frase-chave-cidade;
  5. Recorra a um headline pertinente para a pesquisa intencionada. Dica – Evite escrever o mesmo título na sua página e no H1;
  6. Crie conteúdos originais, usando palavras-chave que expliquem quem, o quê e o porquê ao tema da pesquisa realizada;
  7. Adicione imagens que chamem a atenção e/ou vídeo que complemente o seu conteúdo;
  8. Inclua uma CTA (call to action) com os contactos da empresa;
  9. Sempre que se pretender posicionar no ranking para uma determinada área geográfica, adicione um mapa Google para representar a área local;
  10. Inclua selos, certificações, pessoas e/ou empresas associadas que ofereçam credibilidade para conquistar a confiança;
  11. Torne visíveis os botões de partilha para social media;
Outros Artigos:  A entregabilidade das minhas actividades de email marketing é péssima, e agora?

Como utilizar a ferramenta de Fetch (busca) para acelerar o seu trabalho?

O último passo para garantir que as suas landing pages estão a funcionar como quer é usando o Fetch na consola do Google Search, normalmente conhecida por Webmaster Tools (ferramentas do webmaster).

3 - Dicas para compreender e desenhar landing pages optimizadas

Busque enquanto o Google lhe dá a possibilidade de submeter os URL’s da nova página directamente no index do Google, sem ter de esperar semanas para que elas sejam encontradas.

Quanto mais rápido as suas landing pages forem optimizadas e reconhecidas pelo Google, mais rápido elas poderão servir de elemento impulsionador aos seus rankings de SEO.

Mesmo o website com maior qualidade não vai ter muito sucesso se os visitantes não forem conduzidos para ele. Como método comprovado para conduzir às conversões, se o seu website não tiver landing pages optimizadas, pode estar a perder bastante em rendimentos de tráfego.

Faça das landing pages uma parte da sua campanha de SEO para uma melhoria generalizada nos seus resultados de marketing online.

Se pretender ler este artigo na sua versão original (em inglês), clique aqui.

Workshops, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode fazê-lo aqui.

Partilhe o artigo com os seus amigos e colegas nas redes sociais

Sónia Silva

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.
By | 2017-07-10T17:16:28+00:00 Maio 19th, 2016|Marketing Digital|0 Comments