• Evolução do Email Marketing

Evolução do Email Marketing: do “batch & blast” à personalização em tempo real

Longe vão os tempos (ou não) onde as campanhas de email eram limitadas ao envio de uma mensagem indiferenciada para toda a audiência. Mas felizmente o email marketing tem vindo a fazer progressos benéficos para os consumidores e para as marcas.

O constante desenvolvimento de tácticas, tecnologias e melhores práticas, contribuíram para que hoje as campanhas de email marketing pudessem ser altamente personalizadas e relevantes, deixando muito longe os dias de “batch & blast” (envio massivo).

A Markedu encontrou uma síntese simples sobre a evolução do email marketing, elaborada pela Movable Ink, que aqui partilha:

Batched Email Marketing (envio massivo)

Nos primórdios do email marketing, o “batch & blast” reinava. O mesmo email era enviado para todos e todos recebiam exactamente a mesma mensagem, sem personalização. O Email marketing centrava-se mais na oferta do que no receptor.

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Email Marketing Segmentado

As listas de email marketing passaram a ser segmentadas com base em factores como os demográficos, os perfis ou as personas. Em vez de uma mensagem universal enviada para todos, a segmentação permitiu que fossem enviadas mensagens distintas para diferentes grupos de pessoas.

Email Marketing Dinâmico

A possibilidade de conjugar conteúdos de forma dinâmica permitiu que os marketers pudessem personalizar mais rapidamente as campanhas e enviar mensagens 1:1. As preferências seleccionadas pelos subscritores e os seus comportamentos passaram a ser utilizados para aumentar a relevância das mensagens, em cada envio.

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Email Marketing Preditivo

O Big Data foi utilizado para tentar antecipar comportamentos futuros e moldar o conteúdo das mensagens de email. O histórico de compras, as visitas no website, os cliques no email em conjugação com as análises preditivas, foram aplicados para aumentar as hipóteses de fazer chegar a mensagem certa, na hora certa à pessoa certa.

Email Marketing Ágil

O email marketing ágil, introduziu a personalização em tempo real. As tradicionais mensagens cujo conteúdo é inalterável após o envio, são agora substituídas por mensagens cujo conteúdo pode ser actualizado no momento da abertura utilizando informações como a hora, local, dispositivo e até mesmo a informação meteorológica.

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By | 2017-11-19T17:32:32+00:00 Novembro 11th, 2015|Email Marketing|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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