• Facebook: 5 funcionalidades que deve conhecer para potenciar as suas actividades

Facebook: 5 funcionalidades que os marketers devem conhecer para potenciar as suas actividades

Como o Facebook está permanentemente a ser redesenhado e actualizado, torna-se difícil acompanhar todas mudanças e novidades nas funcionalidades que nos são oferecidas. Entre as últimas, existem pelo menos cinco que podem ser muito valiosas ao marketing.

Se tiver em mãos a administração de uma página de negócios no Facebook e se tiver interesse em conhecer outras formas para melhorar as suas acções de marketing, verifique se já conhece estas funcionalidades que se encontram um pouco escondidas entre o Gestor de Anúncios (Ads Manager) e as Ferramentas de Publicação (Publishing Tools).

1 – Imagens gratuitas para os seus anúncios

Quando cria um anúncio no Facebook, tem a possibilidade de escolher a imagem que pretende usar a partir de uma base de dados com milhares de representações gráficas alojadas numa biblioteca de imagens. Esta biblioteca é alimentada pela Shutterstock. No entanto, é preciso ressalvar que nem todas essas imagens vão de encontro às directrizes do Facebook.

Banco de Imagens Facebook

Por esse motivo, recomendamos que se familiarize primeiro com as orientações gerais desta rede social e seleccione as imagens com os devidos cuidados para evitar que a imagem seja rejeitada devido a pormenores técnicos como a regra dos “20% de texto” na imagem do anúncio.

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2 – Pontuações para a relevância do anúncio

A relevância da pontuação de um anúncio dita quantas vezes o seu anúncio vai ser mostrado e quanto é que vai pagar por cada envolvimento (ad engagement) obtido.

Relevance Score FB Ads MarkeduO Facebook considera muitos factores quando calcula a relevância da pontuação, como o feedback positivo ou negativo através de visualizações de video, cliques, comentários, “likes” (gostos) e outras interacções.

Se as pessoas da audiência que seleccionou reportarem que não querem voltar a ver esse anúncio, esses gestos de rejeição contam contra si.

A pontuação mede o nível de relevância do seu anúncio para a audiência que pretende atingir. Por isso, acompanhar a relevância da pontuação pode ajudá-lo a determinar se o anúncio necessita de sofrer alterações.

Como por defeito esta funcionalidade surge descontrolada, para fazer uso da relevância da pontuação abra o anúncio ou conjunto de anúncios no seu Ads Manager e navegue para a personalização das colunas (Customize Columns). Da lista de colunas disponível, procure e assinale a caixa de “Relevance Score”.

Ao habilitar o seu anúncio com esta opção, a coluna “Relevance Score” é adicionada ao relatório do anúncio de modo a poder controlar esta métrica.

3 – Programar a publicação de posts no Facebook

A possibilidade de programar a publicação dos seus posts no Facebook – ainda por cima, sem precisar do Hootsuite nem do Buffer – pode ser muito útil, sobretudo se utilizar posts promocionais (promoted posts). Pode fazê-lo directamente no Facebook e inclusivamente pré-datar os posts de modo a que apareçam mais cedo na sua cronologia (timeline).

Para aceder a essa opção, clique no separador “Ferramentas de Publicação” (Publishing Tools) e clique de seguida no botão “Criar” (Create).

Programar Posts Facebook

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Na secção da Programação de Posts (Scheduled Posts) das Ferramentas de Publicação da sua página do Facebook, clique no botão “Criar” para dar início ao post pré-programado. Após compor o post, seleccione “Programar” a partir do menu em cascata que surge a partir do botão “Publicar”.

Programar Post FB

Seleccione a data e a hora que pretende e clique em “Programar” (Schedule).

A programação de posts pode ser particularmente útil para grandes equipas com pessoas diferentes a criar e a puxar conteúdos diferentes para os grupos-alvo das suas campanhas sociais de PPC (Pay per Click).

4 – Métricas das páginas para observar

No fundo da página do separador “Estatísticas” (Insights), vai encontrar uma zona de “Páginas para Observar” (Pages to Watch), como as dos parceiros, concorrência e amigos. Aqui, poderá ver as métricas relativas ao número de “gostos” (likes), o número de posts e o nível de envolvimento dessas páginas.

Na imagem abaixo, as métricas “Pages to Watch” indicam que o número de likes da página HubSpot chega a 813,200 utilizadores, mais 40.6% do que na semana anterior e que havia cinco posts por página a envolver 158 pessoas.

Páginas a Observar Pages to Watch Facebook
Observar estas métricas permite-lhe acompanhar o crescimento do número de fãs dos seus concorrentes e conhecer o nível de envolvimento dos utilizadores que eles conseguem obter. Esta informação também lhe permite ter uma noção de quantos posts tem de publicar por semana. Isto é, conseguirá perceber como é que os seus esforços de marketing em social media resultam em relação à concorrência, recorrendo a benchmarks reais e em tempo real.

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5 – Criar Respostas Guardadas

A funcionalidade “Respostas Guardadas” (Saved Replies) permite-nos poupar tempo se criarmos mensagens standard, uma ou mais respostas que costumemos dar.

Para aceder às “Respostas Guardadas”, vá até à área de mensagens da sua página.

Área de Mensagens do Facebook

Clique numa das mensagens recebidas. A mensagem aparece numa janela pop-up e as Mensagens Guardadas encontram-se do lado esquerdo dessa janela. A partir daqui, clique em “Criar Nova Resposta” e crie respostas para as questões frequentes que recebe.

Criar Respostas Guardadas Facebook
Esta funcionalidade permite pesquisar a resposta que procura através de uma palavra-chave. Qualquer uma das Respostas Guardadas estará disponível para toda esta área das mensagens.

Esta funcionalidade só está disponível, por agora, para quem activou a possibilidade de receber mensagens dos fãs.

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By |2016-12-14T16:39:40+00:00Outubro 28th, 2015|Marketing Digital, Social Media Marketing|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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