• Facebook muda a regra dos 20 de texto nos anuncios 1

Facebook muda regra dos 20% de texto nos anúncios de publicidade

A regra dos 20% de texto é aplicável ao texto nas imagens dos anúncios do Facebook desde 22 de Março de 2016.

Pode não ter gostado, mas pelo menos foi fácil de o definir. A regra de 20% de texto para o image ads no Facebook existe há algum tempo. Eles ainda disponibilizaram uma grelha básica como ferramenta que lhe permitia verificar a quantidade da imagem que ficava escondida pelo texto. Sem qualquer fanfarra e certamente sem notificação aos seus anunciantes, o Facebook rapidamente deixou cair esta regra.

Conheça as alterações à regra dos 20% de texto para atingir o alcance máximo possível com os seus anúncios no Facebook.

Facebook muda a regra dos 20 de texto nos anuncios

A grelha do Facebook desapareceu

Agora, em vez da grelha, o Facebook disponibiliza um guia visual “áspero”, relativo ao impacto que a grande quantidade de texto terá no alcance do seu anúncio.

E agora temos de ser nós a decidir se usámos muito texto ou não. Certo é que eles têm definitivamente um algoritmo escondido nos bastidores, sem nos dizerem qual é a escala.

Agora existem 4 categorias de sobreposição de texto

  • Imagem de Texto: OK
  • Imagem de Texto: Low (baixo)
  • Imagem de Texto: Medium (médio)
  • Imagem de Texto: High (alto)

Se a sua imagem de texto está classificada com um “Ok” – normalmente não terá outra sobreposição de imagem que não o logótipo, então a exibição do seu anúncio será boa.

Para receber a newsletter da Markedu, que inclui alertas para eventos, clique aqui.

Facebook muda a regra dos 20 de texto nos anuncios

Com uma classificação baixa, o seu alcance pode ser restringido.

Facebook muda a regra dos 20 de texto nos anuncios

Imagens na categoria de texto média, significa que o alcance do seu anúncio vai ser menos que óptimo.

Facebook muda a regra dos 20 de texto nos anuncios

Workshop, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

Se as suas imagens tiverem um elevado volume de texto, então é provável que não sejam exibidas de todo.

Facebook muda a regra dos 20 de texto nos anuncios

Excepções de texto que não impactam os seus anúncios

  • Posters de Filmes
  • Capas de Livros
  • Capas de Álbuns
  • Imagens de Produtos – Onde um produto inteiro pode ser visto e não apenas uma imagem zoom do produto
  • Posters para Concertos/Festivais de Música, Espectáculos de Comédia ou Eventos Desportivos
  • Textos de negócios baseados na Caligrafia, Cartoons, Banda Desenhada, etc.
  • Imagens de Apps e Jogos
  • Textos Legais
  • Infográficos

Workshop, Marsterclasses e Webinars sobre Marketing e Branding – Clique aqui para consultar a lista dos próximos eventos Markedu.

O que conta como texto

Devem ser restringidos ao mínimo:

Logótipos – Todos os logótipos baseados em texto são contados como texto, independentemente do tamanho e do alinhamento

Marca d’ Água – As marcas d’Água são consideradas como texto, mesmo que sejam obrigatórias ou sigam as regras das directrizes da marca

Números – Todos os números são considerados texto

Ultimamente, o Facebook declarou claramente que prefere imagens com pouco ou nenhum texto. Para garantir o máximo de alcance, reserve todo o seu texto promocional para o post.

N.B.: As mudanças ainda não foram concretizadas na totalidade. O Facebook está gradualmente a testar e a desenvolver novas opções.

Se pretender ler este artigo na sua versão original (em inglês), clique aqui.

Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode fazê-lo aqui.

Partilhe o artigo com os seus amigos e colegas nas redes sociais

Sónia Silva

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.
By | 2016-12-14T16:39:30+00:00 Abril 19th, 2016|Social Media Marketing|0 Comments