• Fly With Us

“Fly With Us”, a campanha da Avinor onde todos os noruegueses embarcaram

Todos, ou quase todos, pois com uma população de 5 milhões de habitantes, a campanha “Fly With Us” chegou a 4,7 milhões de telespectadores na Noruega. A Creuna Oslo jogou com o orgulho dos noruegueses.

A campanha “Fly With Us” mostra como é que um operador de aeroportos estatal consegue mover uma nação inteira e atingir a 3ª posição do ranking das marcas de um país

A Avinor, empresa estatal norueguesa incumbida de gerir 46 aeroportos nacionais para uma população de apenas 5 milhões de habitantes, foi confrontada com a necessidade de justificar elevados custos operacionais, além da centralização das suas operações ter sido questionada.

Para solucionar o problema que colocava a sua estrutura e modelo em causa, correndo ainda o risco de fechar alguns dos aeroportos da nação, a Avinor contratou a agência de publicidade nórdica Creuna.

Da análise efectuada, a Creuna escreveu no briefing que “a Noruega é um país comprido e rugoso, onde se encontram comunidades vitais em todo o lado, graças aos 46 aeroportos operados pela Avinor. Poucos aeroportos teriam um impacto negativo em pequenas regiões e no futuro da Avinor. Para dar continuidade ao modelo actual, a Avinor necessita do apoio popular. O problema é que poucas pessoas conhecem a empresa e tomam os serviços de aeroporto como dados adquiridos”.

Vídeo Case Study da campanha “Fly With Us”:

O objectivo desta bem sucedida campanha, era também aumentar o nível de awareness (consciencialização) da missão social da Avinor e fazer com que a população compreendesse melhor o que a empresa faz e o que a sua existência significa para a sociedade norueguesa.

A campanha baseou-se numa visão fundamental: os noruegueses amam a sua natureza e liberdade para viver onde quiserem. Então, para aumentar a awareness sobre a empresa e provar a mais valia da existência de todos os aeroportos, criou a campanha “Fly With Us” (Voe Connosco), uma experiência aérea na web a documentar a Noruega vista do céu, de aeroporto em aeroporto.

Lançamento e execução da campanha “Fly With Us”

Para maximizar a campanha, a agência estabeleceu parcerias com a TV2, a maior estação de TV comercial da Noruega. A campanha foi lançada com uma conferência de imprensa no início da viagem, no aeroporto de Oslo. Os media nacionais e regionais deram cobertura a esta acção, resultando na cobertura nacional durante todo o período de campanha.

Para criar “momentum”, antes de arrancar com a campanha, a TV2 promoveu a campanha “Fly With Us” através de pré-visualizações, reportagens e entrevistas. As pessoas foram encorajadas a explorar online a rota proposta e a contribuir para as mudanças no roteiro.

No início, o Facebook foi usado para organizar eventos físicos. Mais tarde, as partilhas de conteúdos geradas pelos utilizadores trouxe novos fãs e a agência, com a Avinor e a TV2, avançaram com os programas de TV.

A decolagem do primeiro vôo foi emitida ao vivo no noticiário da TV2. Durante três semanas, filmes aéreos foram transmitidos em HD e os filmes de 360º foram emitidos para o “live-centre” (centro ao vivo) da estação de televisão, com um comentador norueguês famoso.

Os 15 aeroportos acolheram diariamente os programas de TV, com a duração de 30 minutos cada um e apresentando sempre os momentos mais importantes do dia anterior.

Os utilizadores do website puderam ver o seu país a partir do céu, com imagens de alta definição ou em perspectivas de 360º, assim como sugerir novos destinos e partilhar experiências a partir do chão.

A TV2 emitiu 15 programas ao vivo em horário nobre, incluindo destaques, eventos locais e histórias a partir dos aeroportos. A primeira página do website da estação de televisão tornou-se num canal importante para a partilha de conteúdos dos utilizadores, como artigos e vídeos que aumentaram o tráfego dos live feeds e as audiências dos programas de TV.

O social media teve um papel de peso para responder às ideias e conteúdos da audiência e dos seus seguidores, o que afectou a forma como o roteiro de viagens foi desenvolvido ao longo do tempo que durou a campanha. Os residentes associados aos media regionais e aos 46 aeroportos, conduziram o “engagement” (nível de envolvimento) em cada distrito do país.

Equipa multifuncional

A Creuna criou uma equipa multifuncional ao longo de todo o processo, da ideia à concepção, do desenvolvimento à implementação técnica. A agência também fez parte da redacção da TV2 e a Avinor participou no desenvolvimento dos conceitos do programa. A Magic Air foi responsável pelos destinos e roteiro iniciais, pelo helicóptero e câmara Cineflex. A Stargate Media programou e apresentou a funcionalidade de 360º.

Resultados da campanha “Fly With Us”

Fly With Us a campanha onde todos os noruegueses embarcaram

Apresentação dos resultados finais da campanha “Fly With Us”

“Fly with us” teve um sucesso massivo. A agência não só criou o maior arquivo de filmagens aéreas, valiosas para a posteridade da Avinor e das respectivas partes interessadas, como conduziu à mobilização em massa de pessoas a promoverem as suas comunidades locais e aeroportos de formas espectaculares (ver vídeo acima).

Os programas de televisão que emitiram a campanha, chegaram a um total de 4.7 milhões de telespectadores, uma audiência média de 320 mil telespectadores por emissão, tendo obtido uma média de 25% da audiência. O website atraiu cerca de 1 milhão de utilizadores, com cada visitante a dispensar uma média de 25 minutos do seu tempo.

Não houve orçamento para os media tradicionais, mas a atenção conquistada aos órgãos de comunicação social foi estimada no valor de 10 milhões de dólares norte americanos (NOK 50 mil).

Segundo os últimos dados disponibilizados pela Creuna, a campanha resultou num nível de awareness tão elevado que a Avinor conquistou o 3º lugar no ranking das marcas norueguesas, com o maior crescimento de percepção da marca. A reputação da marca melhorou em mais de 30% (Ipsos).

“A medição da eficácia de uma campanha é uma equação muito longa. Mas fomos bem sucedidos ao criar um fenómeno nacional baseado no orgulho local e esclarecemos o papel da Avinor na sociedade. Fãs de todo o país participaram na experiência da marca, que é o resultado mais importante. A campanha também resultou na criação do maior arquivo de filmes aéreos, o que é muito valioso para a Avinor e os seus parceiros nos anos que se seguirem”, disseram os criadores da campanha.

Entre vários prémios, a campanha foi agraciada com o TVB Awards na categoria “Beyond HD achievement in Image Capture” e o Eurobest Silver Award na categoria “Campanhas Integradas” de 2014.

Para visualizar alguns dos vídeos emitidos pela TV2, clique aqui.

Créditos: Anunciante: Avinor | Título: “Fly With Us” | Agência:  Creuna, Oslo

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By |2016-12-14T16:39:39+00:00Dezembro 2nd, 2015|Campanhas e Case Studies de Marketing e Publicidade|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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