• Global-Creative Index 2015 Markedu

Global Creativity Index: Portugal é o 23º país mais criativo do mundo

O Index da Criatividade Global 2015 representa um novo modelo de desenvolvimento económico

Portugal é o 23º país mais criativo do mundo, num ranking que envolve 139 nações, diz o estudo Global Creativity Index 2015, elaborado pelo Instituto Martin Prosperity da universidade de Toronto. O estudo relaciona a criatividade ao desenvolvimento económico e apresenta-se como um novo modelo de desenvolvimento económico assente em 3 pilares mensuráveis, denominados de “3T’s”: Talento, Tecnologia e Tolerância.

Global Competitiveness Index 2015

Segundo os autores, numa economia do conhecimento, onde o consumo e a produção assentam no capital intelectual, os 3T’s e a criatividade no seu todo estão ligados directamente ao desenvolvimento económico e social.

O “Talento” é composto pela quota parte de adultos de uma nação com formação superior e que trabalhe em industrias criativas, a “Tecnologia” corresponde ao valor do investimento em investigação e desenvolvimento, bem como ao número de patentes registadas per capita. A “Tolerância” é definida pela forma como os nacionais tratam os emigrantes, as minorias raciais e étnicas, homossexuais e lésbicas.

Racial and Ethnic Openness

De acordo com este modelo, a Criatividade Global está directamente ligada ao desenvolvimento económico, à competitividade e à prosperidade das nações. Os países com resultados elevados apresentam níveis elevados de produtividade (medido como output económico por pessoa), competitividade, empreendedorismo e desenvolvimento humano. A criatividade está relacionada com o urbanismo, com as nações mais urbanizadas a obterem resultados mais elevados.

Educação no Mundo

As nações que se posicionam nas primeiras posições deste ranking, tendem a ser sociedades mais igualitárias. Os estudiosos encontraram duas abordagens distintas para equilibrar o crescimento económico criativo e as desigualdades sociais. Um caminho mais elevado associado às nações escandinavas, combina altos níveis de competitividade criativa com níveis de desigualdade bastante baixos. E um caminho mais baixo, associado aos Estados Unidos e Reino Unido, que combinam elevados níveis de competitividade criativa com níveis de desigualdade muito elevados.

Openness to Gays and Lesbians
Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode fazê-lo aqui.

Consulte a lista dos próximos eventos realizados pela Markedu e veja se algum dos nossos webinars, workshops ou masterclasses aborda este tema

Partilhe o artigo com os seus amigos e colegas nas redes sociais

By | 2016-12-14T16:39:40+00:00 Outubro 16th, 2015|Criatividade, Notícias|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

Leave A Comment