• Imagine the Possibilities Barbie

Imagine the possibilities – vídeo da nova campanha da Barbie torna-se viral no Youtube

A campanha da Barbie “You Can Be Anything”, lançada a 08 de Outubro pelo fabricante de brinquedos Mattel, tornou-se viral com o vídeo “Imagine the possibilities”, ao fim de poucos dias após o lançamento

O vídeo obteve mais de 4 milhões de visualizações numa semana, tendo ao final de um mês ultrapassado 14 milhões de visualizações. A bem sucedida campanha está a ser alvo de diversas análises por parte de especialistas e a ganhar cobertura mediática a nível internacional.

Vídeo “Imagine the Possibilities”

A britânica Marketing Magazine descreve o anúncio à luz do propósito social que se tem apoderado da comunicação de produtos e organizações, porque “o desejo do consumidor  – alimentado pela crescente importância do social media -, é ver as marcas a endereçarem problemas de natureza social, política e, entre outros, ambiental”.

Nesta linha de ideias, a publicação que considera o vídeo “divertido”, avança com o facto da Barbie ter vindo a ser conotada com estereótipos irreais de beleza feminina e do efeito que essa imagem tem nas crianças, exemplificando com uma paródia num episódio dos The Simpsons.

Também a Forbes segue a mesma orientação analítica, sublinhando que essa mesma imagem de marca tem vindo a prejudicar as vendas da boneca ao longo das últimas décadas e que o vídeo veio mudar a percepção que os adultos ainda hoje guardam da Barbie.

Na leitura apresentada, é assinalado que “os problemas da imagem são dos adultos e não das crianças”, que a boneca é um meio para atingir um fim, o da imaginação, e não o fim em si.

Imagine the possibilities - BarbieA Mattel, com a BBDO de S. Francisco, recorreu a câmaras de vídeo escondidas para filmar a espontaneidade das crianças que devido à boneca representam as profissões que gostariam de ser quando fossem grandes, comportando-se como se fossem adultas no exercício da actividade.

Professora, veterinária, treinadora de futebol, empresária ou todo um universo de possibilidades nascidas do desenvolvimento da imaginação.

Ao contrário das campanhas de publicidade dirigidas às crianças, este filme é dirigido aos pais mais jovens, da geração “millennial” e está a apenas a decorrer no social media.

A norte-americana Pop Sugar também evoca a mesma mudança cultural provocada pela campanha, a sua compatriota Bustle considera-a um sucesso e a Digital Training Academy classificou -ao como um caso de estudo.

Washington Post, o The Drum, a ABC News, a Cosmopolitan, a Womans Day, a Babble, a Fox8, a AdWeek, o Brand Channel, a Campaign e o Huffington Post, são apenas alguns dos órgãos de comunicação social que estão a contribuir para uma campanha massiva e bem sucedida.

Briefing – Imagine the possibilities

Desafio – Normalmente as campanhas da Mattel são dirigidas às crianças, mas nesta nova campanha a empresa quis criar um anúncio dirigido aos jovens pais da geração millennial de modo a criar uma ligação a uma nova geração de progenitores.

Solução – A Mattel e a agência de publicidade BBDO criaram um vídeo sob o tema “You can be anything” (Tu podes ser o que quiseres). O vídeo, sem guião, tem meninas pequeninas a fazerem de conta que são profissionais num mundo de adultos, envergando os papéis de professora, veterinária, treinadora de futebol, mulher de negócios, profissões estas escolhidas por elas. O desenrolar da acção foi filmado por câmaras escondidas.

Resultados – Uma semana depois do vídeo ter sido lançado no YouTube, obteve mais de 4 milhões de visualizações. Este vídeo dá início a uma campanha com a duração de um ano, dirigida à geração de pais “millennial”. A campanha tem lugar nos social media e vai ser composta por vídeos adicionais.

Créditos: Marca – Barbie | Cliente – Mattel | Agência – BBDO S. Francisco

Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode fazê-lo aqui.

Consulte a lista dos próximos eventos realizados pela Markedu e veja se algum dos nossos webinars, workshops ou masterclasses aborda este tema

Partilhe o artigo com os seus amigos e colegas nas redes sociais

By |2016-12-14T16:39:39+00:00Novembro 9th, 2015|Campanhas e Case Studies de Marketing e Publicidade, Vídeos|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.