• O estado do data driven marketing em 2015

O estado do data driven marketing em 2015
[Infográfico]

Estudos sobre data driven marketing indicam que a personalização exigida pelo consumidor torna a informação cada vez mais valiosa.

O data-driven marketing  desenvolveu-se para se tornar num elemento integral de quase todas as estratégias e campanhas de marketing e publicidade. E estas mudanças vieram rapidamente acompanhar o desenvolvimento tecnológico, forçando as marcas a repensar cada aspecto das suas abordagens e reestruturação dos seus investimentos.

“Conseguir ser relevante em tempo real é uma das bases para o sucesso e quem conseguir adaptar-se mais rapidamente para esta nova realidade, será o vencedor”, anota a plataforma de análise de dados Teradata, num estudo efectuado sobre este sector em 2015 sob o título “Progressing Toward True Individualization“.

“Hoje, os consumidores esperam – e exigem – uma experiência relevante e ininterrupta”, indica a empresa. “Eles habituaram-se ao conhecimento que os marketers têm sobre as suas preferências, assim como à capacidade de antecipar as suas necessidades. Mensagens conflituosas ou fracturadas de uma marca, fazem com que os marketers pareçam desorganizados, aborrecendo os clientes ao ponto de os chegar a afastar”.

Neste estudo que envolve 1500 executivos de marketing e comunicação de todo o mundo, a Teradata descobriu que a maior parte dos marketers está a responder a esta nova realidade e que fizeram progessos significativos para melhorar os esforços em data ao longo do ano – apesar de novas preocupações como a cibersegurança e a rapidez da mudança está a fazer com que alguns executivos se sintam pressionados.

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Um estudo global sobre data-driven marketing da GlobalDMA e do Winterberry Group, abrangendo 3000 profissionais de marketing, também revelou que quase todos reconhecem a importância dos dados na publicidade e na experiência do consumidor, com mais de 77% a afirmarem-se confiantes nesta prática e nas suas perspectivas de crescimento.

Este estudo também sublinha que o data driven marketing cresceu para 63% dos inquiridos em 2013 e 74% indicou que o crescimento vai continuar este ano.

De acordo com os resultados de ambos os estudos:

  • Entre os marketers que já usam data e que estão sob pressão para deixarem que ela comande mais os seus esforços de marketing, 77% está confiante na abordagem data driven e 74% espera aumentar o orçamento de marketing este ano.
  • Entre os factores que determinam o crescimento do data driven marketing, 49% advém da necessidade de maximizar a eficácia dos investimentos de marketing, 33% para conhecer melhor os clientes/potenciais clientes, 24% para a crescente disponibilidade de dados sobre a audiência, 20% devido à necessidade de alinhar com as preferências dos consumidores no universo digital e 53% devido à necessidade de se centrar mais no consumidor.

Onde é que os esforços em data estão mais concentrados?

  • 69% no direccionamento de ofertas, mensagens e conteúdos
  • 52% na estratégia data-driven ou desenvolvimento do produto
  • 49% na optimização da experiência do consumidor
  • 44% na análise da audiência/métricas
  • 44% em predictive analytics

Prioridades de topo no data-driven marketing:

  • 66% mensagens costumizadas e experiências personalizadas do cliente
  • 40% quer adquirir competências em Big Data Analytics
  • 36% quer adquirir e reter clientes
  • 36% quer melhorar a eficácia

Que dados estão a ser recolhidos?

  • 56% dados de serviço ao cliente
  • 51% dados de satisfação do cliente
  • 44% uso dos dados e comportamento

Quais são os canais mais populares para envolver o consumidor?

  • 66% Website
  • 58% Apps Mobile
  • 51% Call Center
  • 49% Social Media
  • 37% In-store
  • 37% Catálogo/e-mail

Infográfico O estado do data driven marketing em 2015

Para aceder à versão original deste artigo, em inglês, clique aqui.

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By |2017-11-29T12:26:48+00:00Fevereiro 17th, 2016|Data-Driven Marketing, Infográficos, Marketing Digital|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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