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O que precisa de saber sobre os Micro-Momentos Google

Uma das tendências mais interessantes que pode encontrar no mundo online chega-nos sob a forma de Micro-Momentos, recentemente introduzidos pela Google.

O que são Micro-Momentos Google? Qual o seu efeito e o que devemos ter em conta antes de os iniciar nas actividades de marketing?

Steve Olenski, colaborador da Forbes, explica sucintamente o que são os Micro-Momentos e o que os torna tão importantes para o marketing:

“Os Micro-Momentos são um conjunto de comportamentos (marketing behaviors) criados com base na grande influência que o ambiente mobile tem nos utilizadores de dispositivos móveis.”

Agora, com os Micro-Momentos os marketers precisam de aprender a captar a atenção e conduzir as interacções dos seus clientes de forma intencional, em tempo-real e momentânea.

Esta nova abordagem é especificamente orientada para os millennials, devido à forma como eles interagem online. Os Micro-Momentos podem ocorrer em todos os dispositivos e chegar a todos aqueles que a eles estiverem ligados.

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 Categorias de Micro-Momentos

Através de análises sobre o comportamento dos utilizadores e o respectivo uso que fazem de dispositivos, a Google definiu quatro categorias de Micro-Momentos:

  • Quero Saber (I want to know moments): Momento em que os utilizadores recebem informação nova sobre produtos ou temas de interesse e requerem mais detalhes para realizar compras ou tomar decisões
  • Quero ir (I want to go moments): Momentos relacionados com a busca de serviços ou produtos que incluem as palavras “perto de mim” ou pesquisas por localização
  • Quero comprar (I want to buy moments): Correspondem ao processo que os utilizadores vivem quando querem comprar algum produto ou serviço e buscam informação relacionada (análises, dados técnicos, preço, etc.)
  • Quero fazer (I want to do moments): Estes momentos são básicamente todas as pesquisas how-to, incluindo tutoriais, vídeos, receitas e tudo o que internet permita.

micro-momentos google markedu

Para nos iniciarmos nos Micro-Momentos Google, devemos:

  • Fazer um mapa de momentos
  • Examinar o processo de pesquisa dos nossos clientes ou utilizadores, incluindo buscas sobre aprendizagem, compras rápidas, inspiração ou o que surgir durante a investigação e identificar os momentos onde queremos ganhar, metendo de lado os que não interessam
  • Comprender as necessidades do cliente no momento certo
  • Em cada momento que quisermos estabelecer uma ligação ao cliente, devemos questionar “O que é que tornaria a descoberta com os nossos serviços e produtos mais rápida e fácil? Que frases serviriam de ajuda a esse momento?
  • Utilizar o contexto para criar una experiência adequada
  • Aproveitar dados como as localizações e horas de consulta, compra ou entrega de serviços ou productos, para oferecer experiências e mensagens no momento
  • Optimizar a viagem
  • Como os utilizadores recorrem a vários dispositivos e canais em simultâneo, devemos adaptar o nosso website para permitir essa mobilidade entre os conteúdos e/ou o processo de compra
  • Medir os momentos
  • É importante não esquecer de medir o impacto que possa surgir dos micromomentos

Como recomendação final, é essencial responder oportunamente, antecipando os Micro-Momentos do nosso mercado, entregando informação relevante e oferecendo uma plataforma rápida e sem obstáculos para os utilizadores.

O efeito dos Micro-Momentos na indústria financeira

Estão sempre a aparecer tendências crescentes e é por isso que credores como o LendingClub, assim como o e-lending, se estão a tornar no futuro do mundo do lending.

Talvez o melhor conjunto de micro-Micro-Momentos esteja ligado ao facto do mobile se estar a apresentar como o futuro, quando se trata de fazer compras online ou de partilhar dinheiro com os amigos, e o mundo online no seu todo está a ser visto como o focus central deste empreendimento.

Como resultado, existem muitos websites a oferecer uma forma simples e segura de obter dinheiro dos credores sem quaisquer problemas.

David Gasparyan, CEO do Online Personal Loans diz, “é fabuloso ter a oportunidade de obter dinheiro de uma fonte online sem ter de lidar com toda a burocracia que os credores na vida real criam”.

Com os Micro-Momentos a terem um efeito positivo no e-lending, você pode ter a certeza de que toda a experiência se está a tornar muito mais atraente e interessante.

O efeito dos Micro-Momentos na indústria de bens de consumo

Sentado no sofá a ver TV, alguém vê um anúncio sobre algo que lhe interessa, ou uma demonstração de cozinha com uma receita que parece ser deliciosa. Essa pessoa agarra no dispositivo móvel que tem mais à mão e pesquisa no Google pela receita ou produtos. Essencialmente, este é um micro-momento.

Estes momentos são importantes para os marketers, porque o dispositivo que muito provavelmente os utilizadores vão usar para pesquisar estas questões é o smartphone. Eles vão utilizar os momentos parados para fazerem compras, enquanto esperam no consultório ou quando estão no meio do trânsito. Não vão sair do lugar para encontrar o PC mais próximo.

E conhecer este aspecto é importante por significar que existem consumidores online praticamente o tempo todo. Os consumidores procuram satisfazer imediatamente as suas necessidades e, de acordo com o Google, estão mais interessados em obter rapidamente o que eles querem em vez de serem leais a uma marca em particular.

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O efeito dos Micro-Momentos no sector imobiliário

Os Micro-Momentos são desenhados para que os consumidores possam tomar uma acção imediata. Eles permitem que as pessoas compreendam o que querem e como adquirir mais depressa o que querem.

No caso do sector imobiliário, podem determinar o montante necessário para obter um crédito à habitação, onde o podem obter, saber como é que os pagamentos vão decorrer e descobrir uma casa com o toque num botão. Ao mesmo tempo, os Micro-Momentos são criados de modo a oferecer toda a ajuda e acesso imediato que necessitar.

Com a ajuda dos Micro-Momentos, a equipa de marketing de qualquer empresa imobiliária pode conduzir as pessoas na avaliação das suas decisões de compra e eventualmente convertê-las muito mais depressa em clientes. Isto permite que as empresas deste sector atinjam os objectivos desejados e obtenham resultados de alta qualidade, tudo enquanto evitam quaisquer questões que possam surgir e isso por si só já é uma mais valia.

Enquanto os Micro-Momentos são muito importantes no actual ambiente de satisfação do cliente, eles também se estão a tornar numa questão importante para o marketing. Por si só, oferece resultados extraordinários e concretos que vão permitir levar o arrendamento online e as subsidiárias de marketing para o nível seguinte, num esforço que torna os empréstimos de dinheiro mais rápidos e acessíveis.

Fontes:

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By |2016-12-14T16:39:37+00:00Fevereiro 11th, 2016|Marketing Digital, Mobile Marketing|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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