Mobile Web & App: Descubra oportunidades para desenvolver a sua estratégia de optimização

Quando se trata de optimizar a sua presença mobile, por onde começa?

Aleyda Solis, consultora de SEO, fundadora da Orainti e colunista do Search Engine Land e Moz, partilhou algumas questões que devemos levantar antes de avançar com a nossa estratégia de optimização.

Com o crescente aumento de pesquisas através de dispositivos móveis, os responsáveis pelo SEO (Search Engine Optimization) precisam de saber como optimizar websites e apps de modo a promover a sua visibilidade durante as pesquisas mobile.

A actualização do algoritmo mobile-friendly da Google, lançada em Abril de 2015, estimulou os resultados de pesquisa mobile em páginas que ofereciam uma boa experiência ao utilizador.

Nessas linhas de código do algoritmo, para a pesquisa mobile, a Google procurou aumentar a visibilidade dos conteúdos das apps através da indexação de apps. Mas mesmo que esta solução facilite o trabalho, é essencial ter uma abordagem estratégica aos esforços de optimização da nossa área mobile, quer nos nossos websites, quer nas apps.

O amadurecimento da Internet mobile e as ferramentas de optimização de apps tornam esta análise possível e também mais clara.

Por exemplo, algumas das ferramentas que Aleyda utiliza (e que aborda neste texto), são as seguintes:

Utilize as ferramentas acima, ou as suas preferidas, para responder às seguintes questões relacionadas com a mobile web (internet móvel) e a app search.

Fazê-lo vai ajudá-lo a identificar mais oportunidades e potencialidades assim como a estabelecer uma estratégia de optimização eficaz.

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1 . Quem são os seus maiores concorrentes em Mobile Web & Apps?

Vamos começar pelas bases, ao identificar os seus concorrentes na Internet móvel e na visibilidade da pesquisa em apps. Os seus concorrentes são os mesmos em mobile web e apps? E são os mesmos que os seus concorrentes de pesquisa no desktop?

Para identificar os seus concorrentes na Internet móvel, pode usar o SEMrush ou o SISTRIX. Ambos apresentam um relatório sobre os concorrentes (“Competitors”) que inclui o segmento “Mobile” ou “Smartphone Data”:

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Algo semelhante pode ser feito para identificar os seus concorrentes mais importantes em mobile app, com o SearchMan e o Mobile Action, através dos seus relatórios “Probable Competitors” (potenciais concorrentes) e “Competitors Insights” (visões sobre a concorrência):

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2. Como é que a performance global do seu tráfego mobile se compara com a da sua concorrência?

Uma questão que se levanta com frequência no início de uma optimização de processos mobile é: “Que tipo de tráfego podemos esperar de uma presença móvel optimizada?”

Apesar de não haver uma resposta precisa – pois dela dependem uma série de factores como os seus próprios esforços, as actividades da concorrência, as tendências das audiências, a sazonalidade da indústria, as pataformas de pesquisa, as actualizações de algoritmos -, pode usar uma ferramenta como a SimilarWeb para verificar o nível do tráfego global que os seus maiores concorrentes mobile já têm. Isso permite dar-lhe uma ideia daquilo que é alcançável se maximizar a visibilidade de todos os seus canais:

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Pode fazer algo similar com a mobile app dos seus concorrentes e observar os instals, utilizadores activos e sessões. Esses dados também podem oferecer uma referência que pode ser tida em consideração:

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Para as apps em particular, também é bom poder observar o tráfego a partir do lado de dentro das app stores (lojas de apps). O SimilarWeb deixa-nos ver esta informação não só para a pesquisa interna – i.e. a funcionalidade de pesquisa interna da app store -, mas também para todo o tráfego relacionado com o in-store (se por exemplo se tratar de uma app em destaque).

Também se pode comprarar com a sua concorrência:

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3. Quais são os seus rankings de pesquisa Mobile Web & App versus os dos seus concorrentes?

Uma vez que tenha identificado os seus concorrentes e a sua performance global, pode aprofiundar e analisar rankings. Observe não só os rankings de pesquisa e tendências do sua pesquisa mobile mas também a dos concorrentes.

Compare esses dados com os filtros de mobile web search do SEMrush e do SISTRIX:

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Esse processo torna-se ainda mais fácil com a funcionalidade “Domain vs. Domain” de SEMrush, ao qual pode aplicar o filtro “Mobile” (como pode ver na imagem seguinte):

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Apesar de não ser directo, isto também pode ser feito com os rankings de keywords (palavras-chave) da app store mobile, assim como o volume de pesquisas relacionados e as métricas de popularidade. Esta informação pode ser obtida através do SimilarWeb, mas também pode experimentar o SearchMan e o Mobile Action, que oferece dados do histórico, classificações de dificuldade da concorrência:

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Além dos rankings in-store das keywords, também é possível obter consultas de pesquisa externas, do tráfego de referência dos motores de busca à sua mobile app (ou dos seus concorrentes) com o relatório  “Search Engine Keywords” do SimilarWeb.

Esta informação permite compreender melhor a visibilidade que as keywords dão à presença da sua app e a forma como os seus concorrentes fazem a sua alavancagem:

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Agora também é uma boa altura para identificar as questões que fazem com que a sua concorrência obtenha cassificações mais elevadas no ranking do que você na sua pesquisa em mobile web e para a qual a sua concorrência também perdeu no ranking. Deve fortalecer a sua presença para estes queries (consultas ou questões pesquisadas) e no caso deles terem perdido posições no ranking, aproveite a oportunidade para ocupar esse vazio.

Pode filtrar os dados de pesquisa que já identificou ou também pode usar directamente filtros, de modo a segmentá-los. Por exemplo, o relatório “position changes” (mudanças de posição/classificação) no SEMrush, mostra as keywords que no mobile são novas, foram perdidas, melhoradas, negadas, a cada mês:

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Neste relatório de “Opportunities” (Oportunidades), o SISTRIX oferecer sugestões de keywords mobile para as quais ainda não está tão bem classificado quanto poderia, com um otencial elevado de tráfego e médio a baixo nível de competição:

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Opções similares são disponibilizadas para as keywords em mobile app através da funcionalidade “Keyword Detector” (Detector de palavras-chave) do Mobile Action, e que mostra as keywords que são únicas e/ou partilhadas e para as quais duas apps se posicionam no ranking:

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O AppTweak também tem a funcionaidade “Suggested Keywords” (palavras-chave sugeridas):

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4. Como é que a sua visibilidade nas pesquisas mobile se diferencia da sua visibilidade de pesquisa em desktop?

Pegue nas keywords que identificou na análise de pesquisa mobile e compare-as com aquelas a que tem dado prioridade no seu SEO até hoje. São diferentes ou são as mesmas? Utilize o seu actual tráfego de pesquisa orgânica e métricas de conversão para dar prioridade às keywords que provavelmente lhe vão trazer mais benefícios.

Pode encontrar os dados segmentados da sua pesquisa orgânica a partir das pesquisas mobile e desktop com a ajuda do relatório Impact (Impacto) do OnPage.org (integrável com o Google Search Console).

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Adicionalmente, o SEOmonitor é integrável com o Google Analytics e o Search Console, e oferece relatórios mobile segmentados que incluem o histórico dos rankings mobile por keywords.

Estes relatórios facilitam a visualização da mudança de tendências, os URLs específicos do ranking por cada keyword nos resultados de pesquisa mobile, comportamento do tráfego e performance contra a concorrência:

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5. Quais são as páginas com melhor performance e com alta prioridade que ainda não estão prontas para o mobile ou optimizadas para mobile?

Tendo as keywords que deve usar nos esforços de optimização mobile, identifique quais as páginas que deverá optimizar para essas keywords e determine se elas são mobile-friendly ou não.

Pode automatizar esse processo se agregar os URLs relevantes ou que já se encontram no ranking para as keywords que quer usar e importe-os para o URL Profiler. A partir daqui pode verificar facilmente se passam a validação “Mobile Friendly” e a pontuaçã0 do “Mobile PageSpeed” (velocidade de página mobile) do Google ao integrar a API do Google.

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É fundamental verificar se existem más configurações, como redireccionamentos deficientes, JavaScript bloqueado, CSS e imagens etc. no seu website mobile e garanta que segue as melhoras práticas no mobile.

A maior parte dos rastreadores (crawlers) de SEO oferece funcionalidades de mobile web crawling (rastreamento web no mobile). Pode usar o Zoom do OnPage.org para verificar como é que o Googlebot do mobile rastreia o seu website – se a versão mobile for correctamente servida, se todas as páginas mobie forem efectivamente encontradas, se existirem quaisquer questões de velocidade – use a funcionalidade Focus  para verificar as configurações mobile web ao nível da página:

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6. Quais são os concorrentes que estão a fazer a indexação da App e quão significativo é o seu impacto? Para que queries deverá também fazer a indexação da App?

Além de prioritizar aqueles queries para os quais identificou que existe um elevado interesse quer na app mobile quer nas pesquisas na web, também deve ter em consideração as queries que os seus concorrentes já estão a endereçar e das quais estão a beneficiar.

Pode verificar isso se identificar primeiro as apps que estão a conquistar um elevado tráfego externo dos motores de busca e as keywords que enviam esse tráfego, ao usar os relatórios “External Traffic” e “Search Engine Keywords” do SimilarWeb:

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Depois deve validar a forma como esses concorrentes estão classificados para essas keywords nos resultados de pesquisa mobile. Pode simular facilmente resultados de pesquisa mobile num Android ao utilizar o “Device Mode” do Chrome, tal como é aqui especificado, e verificar se são indexáveis em app e se são directamente referidos às suas apps através da sua presença nos resultados de pesquisa. Como o estão a fazer e que tipo de visibilidade estão a ter com isso:

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Uma vez que tenha validado os resultados de pesquisa mobile e a visibilidade da indexação da app para as keywords externas mais bem posicionadas da concorrência, pode verificar se por acaso já está a fazer a indexação da app ao consultar o perfil do Google Search Console da sua app, em especial, o relatório de “Search Analytics” report.

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Se já tem em consideração estas keywords, quantos cliques e posições está a obter delas?

Se os resultados forem baixos, verifique o seguinte:

  • Como é que o seu conteúdo aparece nos resutados de pesquisa;
  • Perceba se está a competir com a página certa;
  • Verifique se a referência à app é apresentada correctamente;
  • Foram identificados erros no relatório “Crawl Errors” do Google Search Console?;
  • Que acessibilidade existe ao conteúdo da app com a opção “fetch as Google”?

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Garanta que está a indexar efectivamente os conteúdos desejados para direccionar os seus queries prioritários, de modo a maximizar com eles a sua visibilidade nos resultados de pesquisa.

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Últimos Pensamentos

Espero que estes passos, questões e ferramentas o(a) ajudem a identificar ainda mais oportunidades de pesquisa em mobile web e apps. Recorde-se de acompanhar e monitorizar os seus rankings de pesquisa mobile e os comportamentos, assim que tiver dado início à implementação da sua estratégia.

Além do SEOmonitor e do OnPage.org, também pode usar o Wincher para seguir um elevado número de keywords por dispositivo e o SERPwoo para acompanhar os SERPs no mobile  sem se focar em concorrentes específicos. Para os rankings de Mobile App, pode usar qualquer uma das ferramentas de análise aqui mencionadas com a funcionalidade “search visibility” do Google Search Console para a visibilidade da indexação de apps.

Que tenha um excelente e bem sucedido processo de optimização mobile & app!

Para ler este artigo na sua versão original (em inglês), clique aqui.

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By |2016-12-14T16:39:38+00:00Janeiro 22nd, 2016|Mobile Marketing, Search Engine Optimization|

About the Author:

Como jornalista especializou-se em TI e Gestão, tendo escrito em diversas publicações desde o ano 2000. Foi correspondente do JN e da TSF em Paris.

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