• Congresso Nacional de Marketing APPM 2015

Resumo do Congresso Nacional de Marketing APPM 2015 – “What CEO’s want from CMO’s?”

Na passada quarta-feira, 13 de Maio, decorreu no Museu da Electricidade/Fundação EDP em Lisboa, o Congresso Nacional de Marketing, com um programa em torno do tema “What CEO’s want from CMO’s?”, uma das mais importantes questões nos dias de hoje, com um diversificado leque de “experts” na área.

A APPM procurou desta forma, reforçar e valorizar a profissão de um marketer no contexto actual; visto estar a observar-se uma crescente mudança neste ramo.

O Congresso Nacional de Marketing, iniciou-se com um primeiro painel dedicado à “Visão dos Headhunters, Academia e novos Modelos de Negócio” com Sarah Harmon – Managing Director do LinkedIn na Península Ibérica.

De forma sucinta e bastante clara, Sarah, deu um testemunho das mais importantes redes sociais a serem utilizadas de momento, apresentou case studies e enfatizou o LinkedIn como uma das ferramentas em ascendência no mercado e o real valor do conteúdo a ser produzido e publicado neste mundo que é a internet.

De seguida, iniciou-se a primeira mesa redonda moderada por António Manuel Venda – Director da Human, com os seguintes convidados: Pedro Brito (Jason Associates), Ferreira Cascão (Reitor IPAM Lisboa), Rita Serôdio (Country Manager da Universidade Nova de Executivos) e Fernando Mendes (Fundador da Cowork Lisboa).

Uma mesa composta pela participação de duas universidades portuguesas que procuraram esclarecer a importância e a preocupação que as actuais universidades têm em introduzir um aluno no mercado de trabalho, sendo este um dos maiores factores para o seu sucesso.

Em contrapartida, foi também referida a agilidade na aprendizagem que um marketer requer, como a procura na pró-actividade e visão integrada para estabelecer-se da melhor forma numa empresa.

Iniciou-se o segundo painel, dedicado à “Visão dos Stakeholders” com o Dr. Fernando Nobre – Presidente da AMI, que nos apresentou a comovente história do voluntariado além fronteiras, considerado um dos mais importantes humanitários europeus.

Dando seguimento a esta peculiar introdução, iniciou-se a segunda mesa redonda moderada por João Ribeiro – Brand Manager do Shifter, acompanhado pelos seguintes oradores: Pedro Bidarra (Senior Consultant), Pedro Janela (CEO do WY Group), Luís Mergulhão (CEO da OMG) e João Duarte (CEO da YN Group).

Uma mesa entusiasta e apelativa; visou pela proximidade e confiança que os intervenientes mostraram acerca do tema. Opiniões adjacentes de quatro grandes nomes da área, conclusivas e cientes de que hoje em dia é preciso conhecer (e passar a haver um estudo prévio acerca) do consumidor. As marcas precisam apostar numa estratégia de diferenciação, sem medos, desafiarem-se, ao invés de cumprirem as regras.

Após o almoço, retomou-se o Congresso Nacional de Marketing com o nosso querido Marketing Speaker e Fundador da Markedu, Michael Leander, que apresentou um keynote antes do terceiro painel, dedicado à “Visão dos CMO’s”.

De forma simples, sucinta e dinâmica, Michael, destacou-se mais uma vez pelas melhores razões. Orador experiente e contagiante, apresentou 9 dicas e meia para ROMI (return on marketing investment)

Pode ver e fazer o download dos slides do keynote (9 1/2 tips to ROMI) de Michael Leander aqui

Fotos do passatempo Markedu realizado durante o Congresso Nacional de Marketing APPM 2015. Os dois vencedores: Carla Rocha que ganhou uma caixa de chocolates e Ivan Coelho uma entrada gratuita para a nossa Mobile Marketing Masterclass, a realizar em Lisboa no dia 20 de Maio no SANA Metropolitan Hotel.

Congresso Nacional de Marketing APPM 2015

Foto da esquerda: João Ribeiro (Head of Marketing da Markedu) e Rui Ventura (Presidente da APPM), durante o sorteio. Foto da direita: Vencedor da entrada gratuita para a Mobile Marketing Masterclass Lisboa 2015 (Ivan Coelho – Galp Energia).

Congresso Nacional de Marketing APPM 2015

Na terceira mesa redonda, tivemos como moderador Fátima Sousa – Directora do Jornal Briefing, que se fez acompanhar por Nuno Ferreira Pires (Grupo Pestana), Paulo Veiga (SONAE), Lídia Monteiro (Turismo de Portugal), Ana Sofia Vinhas (EDP) e João Paulo Rocha (Cerealis).

Para apresentar este quarto e último painel alusivo ao tema “Visão dos CEO’s” contámos com a participação de António Correia – partner da PwC, que exibiu em primeira mão, o estudo global “CEO’s Survey”.

Para encerrar e assim concluir o Congresso Nacional de Marketing, acabámos com uma mesa redonda repleta de grandes nomes nacionais; moderada por Catarina Madeira – Diário Económico e ETV, com os seguintes oradores: António Casanova (Unilever), Álvaro Nascimento (Chairman CGD), Álvaro Covões (Everything is New), Sofia Tenreio (Cisco), Carlos Lacerda (SAP) e Vera Pinto Pereira (SVP e CEO FOX Iberia).

Esperamos que tenha gostado.

Até breve.

By |2017-11-29T12:05:40+00:00Maio 14th, 2015|Eventos, Notícias|

About the Author:

Licenciada pela Universidade Católica Portuguesa em Comunicação Organizacional, com particular interesse em Marketing, Publicidade. Envolvida na criação de conteúdo na página da Markedu, como nos eventos organizados pela mesma.

One Comment

  1. Michael Leander 14/05/2015 at 23:37 - Reply

    Nice write up, Maria. Thank you for sharing your thoughts.

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.