Resumo da Creative Thinking Masterclass Lisboa 2015 por Gabriele Donada

No dia 13 de Março realizou-se a Creative Thinking Masterclass Lisboa 2015, organizada pela Markedu e ministrada pelo especialista internacional em criatividade – Yonathan Dominitz.

Gabriele Donada (Designer & Creative Ideator na Torke+CC) deixou-nos o seu testemunho sobre a sua experiência como participante nesta masterclass; que contou com a presença de algumas das agências e empresas mais prestigiadas no nosso país: FCB Lisboa, McCann Lisbon, Torke+CC, JWT Lisboa, APCER, BNP Paribas Portugal, Performance Sales.

“Quando entramos na sala do SANA Malhoa Hotel preparada para a nossa masterclass, deparámo-nos com uma disposição insólita das cadeiras.

– Criar um ambiente informal e sem constrições posturais é fundamental – não demora a explicar-nos Yonathan Dominitz, que tinha “pessoalmente” mudado a disposição clássica da sala, com uma grande mesa no centro, deixando só as cadeiras dispostas em circulo aberto. Assim, explica-nos, o corpo assume uma postura mais relaxada, o facto das pessoas não estarem constringidas por uma mesa liberta o corpo e a mente. Isso estimula o nosso pensamento criativo, soltando o “lado direito” do nosso cérebro.

Não demoramos a sentir-nos confortáveis nesta informalidade e percebemos que o Yonathan não estava ali para dar uma aula, mas sim para ajudar-nos a compreender e dar-nos instrumentos concretos para usarmos desde o próximo brief que vai chegar à agência. Nesta masterclass não se pretende dar receitas de sucesso mas sim perceber como as ideias criativamente mais celebradas a nível internacional têm sido criadas, procurando uma metodologia.

Yonathan levou-nos para uma viagem à descoberta deste sistema no mundo da publicidade. Começámos por definir um insight, percebemos como procurá-los e construir novos, que possam realmente ser o centro de ideias fortes.

Fomos assim desconstruindo as grandes ideias para identificar padrões de pensamento recorrentes em busca de ferramentas para criar insights, base imprescindível das campanhas mais inovadoras e marcantes.

Ao longo da masterclass identificámos e experimentámos 4 Insight Tools: Search for conflicts; Fight for a Cause; Creative use of Problems; Unique or Unusual.

Após a visão de alguns exemplos de publicidade, premiadas internacionalmente íamos encontrar analogias e recorrências que tinham conduzido à ideação destes poderosos insights.

A seguir, trabalhando em pequenos grupos, podíamos experimentar e pôr em práctica a ferramenta individuada com novos briefs criados pelo escopo, assim de forma intuitiva e empírica íamos pondo em prática o processo.

Desconstruindo estas grandes ideias passo a passo, conseguíamos levar conosco os instrumentos necessários à construir outputs criativos desafiadores capazes de ampliar os horizontes das possibilidades criativas desafiando seus limites, e os dos clientes.

Tal como os “Six Thinking Hats” do Edward de Bono os Thinking Tools identificados pelo Yonathan Dominitz permitem analisar problemas e briefs de diferentes pontos de vista, permitindo-nos atingir soluções inesperadas com resultados surpreendentes.

Foi enriquecedor tornar-me consciente de padrões que, se bem usados, podem ter consequências de longo alcance para qualquer pessoa envolvida na criação de novas ideias no mundo da publicidade e do marketing, hoje e sempre.”

Agradecemos ao Gabriele pelo seu contributo.

Até breve.

By | 2016-12-14T16:39:47+00:00 Maio 25th, 2015|Criatividade, Eventos, Notícias|

About the Author:

Licenciada pela Universidade Católica Portuguesa em Comunicação Organizacional, com particular interesse em Marketing, Publicidade. Envolvida na criação de conteúdo na página da Markedu, como nos eventos organizados pela mesma.

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