• Reveal Based Marketing

Reveal Based Marketing em 2 minutos, por Jared Flamm

ou “como criar o elemento surpresa”

Hoje em dia, parece que todos se focam em aumentar o número de cliques. Bom, pelo menos todo o marketer o deveria fazer, porque mais cliques significa mais conversões.

No marketing tradicional, as empresas focam-se em enviar mensagens para os seus consumidores sobre os seus últimos descontos, promoções, posts de blogues, notícias e eventos. Elas sabem que para converter precisam de obter cliques. Criam designs chiques, copy’s de tirar a respiração e ofertas escandalosas, mas quando olham para os seus click through rates (CTR) ficam consternadas. Para o email, o CTR médio é inferior a 2%, para os banners e anúncios de publicidade online, o CTR ainda é mais baixo.

Porque é que o seu focus não se traduz em cliques?

Cliques Reveal MarketingDe acordo com um estudo da Harvard Business School sob o título “The Ikea Effect”, o marketing do Ikea é fútil porque a empresa oferece gratuitamente exigindo muito pouco esforço por parte do cliente. E há muito tempo que os psicólogos falam sobre a “justificação do esforço”: quanto maior for o esforço que colocamos numa actividade, mais a valorizamos.

Mas quando chega a altura de clicar, as pessoas são esquisitas e irracionais. Assim que vêm que a sua mensagem está disponível abertamente, elas rapidamente a tomam por inútil. Como um mecanismo de defesa, o nosso cérebro diz-nos que se fosse útil não seria oferecido tão facilmente.

Para os leitores que apenas dispensam 8 segundos da sua atenção, tem de ser tão perceptível como valioso senão, vai ser imediatamente filtrado como spam. Então, o que é que promove a percepção de valor?

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Preço e esforço conduzem o valor de percepção

O valor percebido de um produto é muito influenciado pela dificuldade que se possa ter para o obter. “O verdadeiro preço de tudo, o que tudo realmente custa a um homem para obter algo, é a labuta e as dificuldades que viveu para obter o que queria”, dizia Adam Smith.

Por isso, as coisas que são difíceis de obter são percepcionadas como sendo mais valiosas, enquanto as que são fáceis já não… como as suas mensagens e promoções.

Todos já ouvimos alguém dizer, “não vale a pena ter as coisas que são fáceis”. Na mente humana isto é muito fácil. Se não tivermos de dar para receber, então é mesmo valioso? Os humanos tendem a pensar que não.

Ao apresentar as suas ofertas nos e-mails, banners e anúncios online, está a retirar valor à sua mensagem. Então como aplica o que aprendemos para acrescentar o valor percepcionado nas suas mensagens? Revelando-o.

O Reveal Based Marketing anima o marketing ao adicionar o valor percepcionado a mensagens normais. Em vez de oferecer mensagens aos consumidores em troca de “nada”, esconder, omitir obriga a realizar uma acção para chegar à revelação. E isto aumenta o número de cliques de 3 maneiras:

  • Incita à curiosidade do consumidor sobre o que poderia estar “atrás da porta”;
  • Dá mais valor à mensagem, porque o consumidor precisa de executar uma acção para receber o seu “prémio”;
  • Tenta o utilizador dizendo que pode “ganhar! O que já foi visto ou percepcionado pode aumentar a curiosidade e o envolvimento.

Então, para aumentar o número de cliques, tudo o que preciso fazer é esconder a mensagem? Não tão depressa. Vamos por passos.

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As campanhas de Reveal Based Marketing têm 4 componentes chave:

Reveal Marketing - Scratch-itTeasing Copy – O seu copy é o core (centro) de qualquer campanha de Reveal Based Marketing. É o texto que atrai os potenciais consumidores a clicar. As campanhas Reveal Based Marketing usam uma linguagem sedutora para prender o observador;

Imagem – Uma imagem que chame a atenção, capaz de despertar a curiosidade do utilizador, mas que não revela a surpresa;

Acção Interactiva (Interactive Action) – Sem dúvida, umas das mais importantes peças de qualquer campanha Reveal Based Marketing é a “acção interactiva”. Isto é, o que utilizador precisa de fazer para receber a “mensagem” ou o prémio. Sempre que age, o utilizador despende tempo a envolver-se com a sua marca e aprofunda a atenção e o desejo;

Call to Action – Toda a campanha Reveal Based Marketing deve terminar com uma forte chamada à acção (CTA). Quando os utilizadores já passaram pelo estado intrigado, excitado, e finalmente completam a acção para receber a sua mensagem. O CTA é crucial para garantir a conversão.

Se dominar estas 4 componentes, a sua mensagem vai ser não só clicada, mas valorizada.

Que tipo de acções Reveal Based Marketing existem?

Jogos – Promoções e descontos que requerem que raspe ou jogue um jogo de flash antes de ver a mensagem surpresa;

Resolução de problemas – Promoções e descontos que requerem que faça um desenho, construa um puzzle ou resolva um enigma;

Interacções em movimento – Promoções e descontos que obrigam o consumidor mexer-se, a agitar-se, a inclinar-se ou mesmo a saltar para conseguir ver a mensagem.

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By |2016-12-14T16:39:46+00:00Setembro 25th, 2015|Email Marketing, Marketing Digital|

About the Author:

Jared Flamm
Jared Flamm é um aficionado do marketing digital e social media na Scratch-it, empresa fornecedora da plataforma tecnológica para Reveal Based Marketing. Especializado em email marketing, media interactivo, Reveal Based Marketing e psicologia da publicidade.

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