• Vídeo em email marketing – uma nova tendência eficaz!

Vídeo em email marketing – uma nova tendência eficaz!

Utilizar vídeo nas suas actividades de email marketing pode aumentar os seus resultados

Uma nova tecnologia permite que os seus vídeos funcionem dentro dos seus emails promocionais e newsletters. Um dos pioneiros do vídeo em email marketing explica-lhe em detalhe como funciona.

Raquel Almazán, CMO of Viwomail, Madrid

Raquel Almazán, CMO of Viwomail, Madrid

A utilização do vídeo em email é uma das tendências dos próximos anos.

Embora alguns ainda sejam cépticos em relação à forma como o vídeo é incorporado directamente dentro dos emails, parece que a grande maioria dos marketers demonstra grande interesse em utilizar vídeos nas suas actividades de email marketing.

A Markedu falou com Raquel Almazán, CMO da Viwomail, empresa pioneira em tecnologia que permite utilizar vídeo em email marketing.

A Viwomail é uma plataforma online que permite criar campanhas de email marketing com vídeos que funcionam directamente no corpo do email.

Raquel, o que há de novo na utilização de vídeos em email, e como podem os marketers beneficiar desta tecnologia?

Antes do Viwomail.com, uma das opções para enviar vídeos em campanhas de email marketing era através da inclusão de uma imagem com um link para o vídeo que estava numa página web. O utilizador tinha de clicar nessa imagem e, uma vez na página Web, ainda tinha de clicar no botão do play para ver o vídeo.

A outra opção passava por segmentar a base de dados por cliente de email (outlook, gmail, yahoo, etc…) e enviar um vídeo ou GIF de acordo com as características desse software/aplicação. Infelizmente, a maioria das vezes, essa abordagem revelava-se desastrosa, caso o cliente de email estivesse configurado num dispositivo que não permitisse que o vídeo funcionasse directamente dentro do email. Na pior das hipóteses, podia ainda acontecer que, no lugar do vídeo, aparecesse apenas uma imagem preta que podia levar os clientes a cancelar a subscrição.

Quando um marketer utiliza a Viwomail, a plataforma detecta automaticamente o dispositivo, o cliente de email e o sistema operativo em tempo real, e envia o formato de vídeo ideal. A utilização desta tecnologia apresentou resultados comprovados do aumento do CTR (click-through-rate) até 173% e de conversão por campanha até 50%.

> Saiba como participar no INSPIRED Email Marketing Workshop 2017

Como pode a utilização do vídeo em email marketing afectar o fluxo de conversão e ajudar os marketers a alcançar os seus objectivos?

Em campanhas promocionais, a taxa de conversão pode aumentar até 50%, mas existem diversos factores que devem ser tidos em conta, elementos como a qualidade da base de dados, o vídeo incluído, o design do email e, claro, a oferta promocional enviada.

O vídeo também pode ser utilizado para outros propósitos. É uma ferramenta de branding poderosa, que pode reduzir o número de encomendas canceladas em emails transacionais (por exemplo, a inclusão de um vídeo com instruções de utilização de produto num email de confirmação de encomenda) e que também pode ser utilizada para criar campanhas virais nas redes sociais.

É uma ferramenta poderosa que pode acrescentar valor em diversos tipos de campanhas de email marketing.

Vídeo em Email Marketing

Quais as melhores prácticas para utilizar vídeo em email marketing. O que precisam de saber os marketers para incorporar vídeos nas suas campanhas de email marketing (promocionais, newsletters, etc…) de forma eficaz?

É crucial continuar a utilizar texto nos emails. Muitos marketers assumem que não é necessário utilizar texto se os emails incluírem um vídeo, mas, se o email não incluir texto, existe uma grande probabilidade de acabar na caixa de lixo electrónico (SPAM).

Também é importante ter uma ideia clara do propósito da campanha, por exemplo, numa campanha promocional, devemos incluir um botão com CTA (call to action) por baixo do vídeo, ou incluído directamente no mesmo.

Call to Action - Video em Email Marketing

Outra questão está relacionada com a aberturas dos emails em dispositivos móveis, que é cada vez maior e chega mesmo, em alguns países, a ultrapassar as aberturas em desktop. Por essa razão, a utilização de responsive email design é também crucial para o sucesso das campanhas.

Qual a percentagem de ISPs (Internet Service Providers) que bloqueiam vídeos nos emails. Existe algum tipo de implicações na utilização de video em email que afecte a reputação do emissor (sender reputation)?

Não existem problemas com vídeos bloqueados por ISPs. A utilização de vídeo em email marketing não afecta a reputação do emissor. Ao utilizar a tecnologia da Viwomail, o vídeo é interpretado como uma imagem. Mas é importante que os marketers sigam as melhores práticas em email marketing para garantir uma boa reputação (sender reputation) e, consequentemente, melhorar a entregabilidade das suas actividades.

Como espera que seja a utilização do vídeo em email markeing em 2020? Será um novo standard? (considerando o aumento consistente do consumo de vídeos em todos os dispositivos)

Não há dúvida de que o vídeo é um dos formatos preferidos dos internautas. O vídeo consegue transmitir muita informação e gerar emoções em poucos segundos. Por essa razão, a utilização de vídeos em email será cada vez mais usual, assim como em todos os outros meios em que, até agora, não era permitida a sua utilização. Além disso, o marketing está cada vez mais personalizado e o vídeo não foge à regra.

Saiba mais sobre a Viwomail e como utilizar vídeo em email marketing

> Saiba mais sobre a plataforma da Viwomail.com
> Faça o download do Relatório sobre o Email Marketing em Portugal
> Saiba como participar no INSPIRED Email Marketing Workshop 2017

Veja este video sobre o Viwomail

Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão ou comentário, utilize a ferramenta de comentários desta página. Caso ainda não seja subscritor da newsletter da Markedu, pode fazê-lo aqui.

Partilhe este artigo com os seus colegas e amigos.

Joao Ribeiro

Joao Ribeiro

Head of Marketing at Markedu
João Ribeiro é um especialista em marketing directo e digital com uma vasta experiência nacional e internacional. É apaixonado por email marketing (+8 anos de experiência), marketing automation, lead acquisition / nurturing e conversion optimization.
Joao Ribeiro
By | 2017-07-10T16:44:20+00:00 Fevereiro 2nd, 2017|Email Marketing|0 Comments